Educação Física e Mídia

Páginas: 7 (1608 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA





KATYELE L. ESPÍNDULA






A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO MODELO DE BELEZA CORPORAL















CRICIÚMA, 2013


Material referente aos textos de Giovani de Lorenzi Pires, Pedrinho Guarechi Osvaldo Bis, Guy Debord, estudados durante as aulas de Educação Física e Mídia.A Influência da Mídia no Modelo de Beleza Corporal

Principalmente em países de terceiro mundo, a mídia é grande influenciadora na formação da opinião publica e, portanto, potencial modificadora de opinião e comportamento. Porém, será mesmo que a mídia é capaz de modificar opiniões e comportamentos já preestabelecidos pelo próprio indivíduo, de acordo com seu repertório adquirido a partir desuas experiências pessoais e sociais?
Os meios de comunicação influenciam e intervêm na atividade de outras instituições, tais como família, política, religião, etc., ao mesmo tempo em que também proporcionam uma espécie de “espaço público” para a sociedade como um todo, isto é, fóruns de comunicação virtuais compartilhados que outras instituições e atores, cada vez mais, utilizam como espaçospara sua interação.
Na cultura capitalista atual, marcada por valores dominantes como competição, consumismo e individualismo, o ser humano está se tornando cada vez mais narcisista, sendo que o corpo está posto como objeto, mercadoria, consumo, aparência, instrumento de trabalho para gerar lucro ao capital, sujeito as leis do mercado. Para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra, é fundamentalque o Ser Humano tenha boa auto-estima e auto-imagem, e numa sociedade, influenciada pela mídia, que dita o padrão de beleza, rotula os corpos, prejudica a auto-estima e auto-imagem do ser Humano, prejudicando a constituição subjetiva do sujeito e seu processo de ensino-aprendizagem.

O capitalismo pauta-se, em grande medida, na construção e manutenção de uma sociedade carente, isto é, de umanecessidade universal em consumir, em ter cada vez mais para ser cada vez melhor. A fase atual remete ao deslocamento do sentido de ter para o aparecer, isto é, não basta mais adquirir. (GUY DEBORD, 1997, p. 127)

A mídia na contemporaneidade está diretamente relacionada aos veículos de comunicação e está presente em vários espaços, entre eles; televisão, rádio e internet. Sabemos que os meiosde comunicação são na sua grande maioria tendenciosos, não divulgam as notícias com imparcialidade e geralmente se colocam a serviço da classe dominante e do capital.
Ao mesmo tempo em que publicam uma notícia sobre o corpo visando à saúde e o bem estar, publicam inúmeras notícias promovendo doenças, seja elas física ou psíquica.
Promovem a doença física incentivando o consumo do fumo, doálcool, das práticas de intervenções cirúrgicas visando à estética e provavelmente servindo grandes empresas que vendem produtos, medicamentos, como as próteses, por exemplo. Ainda podemos citar o incentivo a prostituição em alguns programas, novelas entre outros.
Tomamos por exemplo a prostituição, onde o corpo vira objeto de consumo, mercadoria, incorporado por modelos que se encontram dentro dospadrões de beleza que a mídia canoniza, que fazem o papel de prostitutas nos programas televisivos, programas estes que nos passam a mensagem que aquela é uma maneira maravilhosa de se viver, não demonstrando a violência que existe nesta profissão, pois nela acontece a exploração corporal, a objetalização deste corpo, o sofrimento psíquico, a violência física e as doenças sexualmentetransmissíveis.
A maioria das pessoas que procuram se prostituir o fazem por que possuem desestrutura familiar, falta de recursos financeiros, dentre outros motivos, porém a mídia, as fazem acreditar em uma vida fácil, encontrando uma saída financeira imediata, em um país onde o desemprego cresce assustadoramente e o salário mínimo não alimenta uma pessoa de forma digna.
No contexto atual, onde as pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Influencia da midia e educação fisica
  • Mídia e educação física
  • Educação Física paras as mídias
  • Influência da mídia na educação física.
  • papel da midia na educação fisica
  • Artigo Corpo e Mídia na Educação Física
  • Midias Educação
  • Mídias na educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!