Educação física e cooperação na formação do aluno cidadão

Páginas: 15 (3689 palavras) Publicado: 12 de abril de 2013
Uni FMU – CENTRO UNIVERSITÁRIO
CENTRO DE PÓS – GRADUAÇÃO E PESQUISA











EDUCAÇÃO FÍSICA E COOPERAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ALUNO CIDADÃO










DENIS PEREIRA DOS SANTOS

ORIENTADOR: Prof. Dr. MAURO GOMES DE MATTOS






SÃO PAULO
2003

DENIS PEREIRA DOS SANTOS











EDUCAÇÃO FÍSICA E COOPERAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ALUNO CIDADÃO|Monografia apresentada ao Centro de Pós – Graduação e Pesquisa da Uni FMU – Centro |
|Universitário, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Educação Física|
|Escolar, sob a orientação do Prof. Dr. Mauro Gomes de Mattos |







RESUMO

Este trabalho tem como objetivo fazer uma analogia entre as atividadescooperativas utilizadas nas aulas de Educação Física e o desenvolvimento da ética e da moral no aluno, buscando assim contribuir para a formação de seu caráter e sua cidadania. Existem várias abordagens e correntes pedagógicas que pregam como a Educação Física deve ser aplicada na escola, dentre elas estão a crítico superadora, a desenvolvimentista, a construtivista interacionista, a socioculturaldentre outras. Várias escolas quando questionadas sobre o objetivo que tem em relação ao alunos colocam que o primordial é a formação de alunos críticos, participativos e pronto para atuar como cidadãos, e para isto além da aquisição de conhecimentos e conteúdos o aluno deve ser submetido a experiências que desenvolvam valores morais e éticos atrelados as suas condutas cotidianas. Mas a questãoé como o aluno pode desenvolver tais valores? As aulas de Educação Física têm grande contribuição para este desenvolvimento, por geralmente apresentar as seguintes características: ser ao ar livre, enfocar jogos e atividades que propiciam a troca de informações entre os participantes, em especial o jogo lúdico, que tem grande parcela no desenvolvimento da interação e valores nas criança.Inserido nos jogos lúdicos os princípios cooperativistas têm grande parcela para a assimilação destes valores, pregando principalmente a ajuda e o respeito mútuo, a solidariedade e o companheirismo.














AGRADECIMENTOS





















AGRADEÇO AOS MEUS PAIS, DORALICE E VALDOMIRO, QUE SEMPRE ME INCENTIVARAM NESTA TRAJETÓRIA, AOS MEUS IRMÃOS,DEMILSON E VALQUIRIA E A TODOS OS PROFESSORES, AMIGOS, COLEGAS DE TRABALHO EM ESPECIAL AOS AMIGOS DA COOPERATIVA EDUCACIONAL DE VARGEM GRANDE PAULISTA POR ACREDITAREM NO MEU TRABALHO.





















1. INTRODUÇÃO

Para que o indivíduo se torne um cidadão atuante e participativo, torna-se necessário respeitar certos padrões éticos e morais exigidos pela sociedade. Asaulas de Educação Física como sendo uma das disciplinas escolares que visam a formação do aluno/cidadão deve também colaborar na formação de certos valores éticos e morais.
Os princípios cooperativistas enfocam e defenderem vários pontos relativos as condutas morais e éticas de pessoas envolvidas em um contexto, portanto torna-se uma ferramenta útil e muito eficaz para a busca e construção daalmejada postura cidadã.
Numa sociedade onde a competição é sempre inaltessida, onde todos buscam a vitória a todo custo, sem pensar no próximo ou em conseqüências, a cooperação vem de encontro a este pensamento, defendendo o respeito, a tolerância, o respeito mútuo e a reflexão sobre as atitudes diárias. Pois a competição na escola só serve para preparar seres subordinados para uma sociedadedesigual.
No entanto não se deve confundir ética com moral, apesar de estarem relacionados. A ética é uma filosofia de vida, onde saiba discernir entre o que é bom e ruim para nós mesmos e para os outros. Enquanto a moral diz respeito aos costumes, no sentido de conjunto de normas adquiridas por habito.
Com isso torna-se necessário fazer uma analogia sobre quais as contribuições dos princípios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A educação física na escola e a formação do cidadão
  • A importância da educação física na formação global do aluno
  • A Educação Física como parte integrante da formação integral do aluno
  • ESPORTES l "Quais os objetivos da Educação Física na escola, e Quais ações os alunos devem aprender a desenvolver nas aulas de...
  • EDUCAÇÃO FÍSICA FORMANDO CIDADÃOS
  • Projeto de pesquisa, a formação do cidadão e a relação com a educação fisica escolar.
  • A formação do professor de educação física: a diversidade cultural e o trabalho com alunos com deficiência
  • Formação Profissional em Educação Fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!