Educação Física: a busca da autonomia pedagógica

Páginas: 6 (1328 palavras) Publicado: 1 de julho de 2013
Universidade Federal de Viçosa
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Educação Física
Educação Física: a busca da autonomia pedagógica
Amanda Gomes Baffa 77955
Marcilei Aparecida Pedro de Souza 79929

O termo Educação Física tem sido utilizado de duas formas: a primeira como atividade pedagógica na instituição escolar e em segundocomo qualquer tipo de atividade corporal, entre dança, esporte e ginástica. O fato é que Educação Física é o movimento corporal o que a torna específica na instituição escolar, porém o movimento corporal que é seu tema não é todo e qualquer movimento corporal humano, estes movimentos são jogos, esporte, ginásticas, dança e etc. Entretanto tais movimentos não são propriedades exclusivas daEducação Física essas atividades possuem uma determinada maneira de se expressar/comunicar um sentido.
No Brasil, na década de 40, o movimento corporal que predominava era o da ginástica –devido a orientação militarista- posteriormente foi o esporte, claro que, em uma minoria, sempre esteve presente a dança, brincadeiras, jogos. Isso torna o esporte e a ginástica hegemônicos na Educação Física. Então aEducação Física desenvolve-se de acordo com a relação que estabelece com o meio ambiente que a compreende.
Com base nos sistemas sociais, onde os papeis são analisados de diferentes maneiras de acordo com suas características como funções, qualificação necessária, o processo de socialização para o desempenho do papel, habilidades técnicas que envolvem o papel, etc. e é em cima de tais questões queo autor discuti a questão do grau de autonomia pedagógica da Educação Física, o problema de sua identidade.
A Educação Física nasce praticamente junto com a Escola e seus sistemas nacionais de ensino, estes que inicialmente apresentados no Brasil pela burguesia na Idade Média e logo após superados com os métodos ginásticos de PH Ling, na Suécia, ou o Regulamento Geral da Educação Físicaconhecido no Brasil como método francês sendo esses um tipo de via-de-regra. Estes métodos inicialmente adotados pela instituição militar foram levados as escolas juntamente com seus “aplicadores” numa exercitação corporal que foi chama de “formação de caráter” – que envolve autodisciplina, hábitos higiênicos, capacidade de suportar a dor, coragem, respeito à hierarquia. Neste contexto a Educação FísicaEscolar assume os códigos/ símbolos/ linguagem/ sentido da instituição militar.
Analisando também as funções do instrutor e aluno e tal época, vemos que a função do instrutor era de de apresentar os exercícios, dirigir, manter a ordem e a disciplina e a do aluno de repetir e cumprir as tarefas atribuídas. Outro ponto é o fenótipo do instrutor, que deixa claro a ideia de formação física militarpara a Educação Física. Com isso a Educação Física não e ela mesma, ela torna-se uma instrução física militar e não existe a figura de um professor para tal.
A "desmilitarização” da Educação Física dá-se no fim da década de 30 e início de 40 onde surgem as primeiras escolas civis para formação de professores, também, no final da Segunda Guerra Mundial cresce a influência do esporte. No Brasil ascondições para o desenvolvimento do esporte estavam presentes e houve, também, uma esportivização de outros elementos da cultura de movimento do corpo como o judô ou karaté e em âmbito nacional a capoeira. E novamente a Educação Física assume códigos de uma outra instituição, a do esporte, e passamos a ter o esporte na Escola onde são subordinados aos códigos da instituição esportiva que podemser resumidos
em: princípio do rendimento atlético-desportivo, competição, comparação de rendimentos e recordes, regulamentação rígida, sucesso esportivo é sinônimo de vitória, racionalização de meios e técnicas.
O fato é que a instituição esportiva se desenvolve dependentemente da instituição escolar, essa que se torna um um meio de descobrir talentos esportivos, uma base da pirâmide...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação física ações pedagogicas
  • Tendencias pedagógicas da educação física
  • abordagens pedagógicas na educação fisica
  • Tendências Pedagógicas da Educação Física
  • a educação fisica e a prática pedagogica
  • As abordagens pedagógicas em Educação Física
  • Práticas pedagógicas em Educação Física
  • Abordagens pedagogicas em Educacao Fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!