Educação Física no turno noturno

Páginas: 5 (1181 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2013

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCENTES: ELAINE OLIVEIRA SANTOS SILVA







EDUCAÇÃO FÍSICA NO TURNO NOTURNO: uma análise das justificativas para a sua ausênciaJEQUIÉ (BA)
AGOSTO/ 2013

Sumário


Referências 9



Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a viabilidade das justificativas dadas ao ensino da Educação Física no turno noturno das unidades escolares públicas de Jequié, visto que o mesmo se faz facultativo, e muitas escolas negam tal conhecimento pedagógico. A partirdisso, busco compreender com esse estudo, as causas do descaso referente a obrigatoriedade do ensino da Educação Física.























Introdução

A compreensão das causas que levam a não aplicabilidade dos conteúdos da Educação Física se faz necessária. É preciso entender por parte dos gestores e alunos das unidades escolares suas opiniões sobre tal questão, e apartir disso fazer um amparo do que a LDB trás. É visto que grande é a demanda de alunos do turno noturno, mas que nada é realmente feito para adaptação do ensino para essa clientela.
O presente trabalho, portanto, terá como objetivo realizar uma pesquisa por meio de entrevistas, em algumas escolas públicas de Jequié no ensino noturno e turmas de ensino médio, buscando traçar o perfil doalunado que opta pelo ensino a noite, saber suas respectivas opiniões sobre o ensino da educação física e perceber da parte dos gestores os motivos para não aplicabilidade da educação física. Tendo em vista que a mesma possui significativa importância na cultura corporal e na identidade coletiva.

Metodologia

Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, pretendendo descrever com exatidãoos fatos e fenômenos de determinada realidade. A maioria dos estudos realizados no campo da educação é descritiva, tendo como foco essencial o desejo de conhecer as escolas, as reformas curriculares, os métodos de ensino, os professores, a educação para o trabalho e os problemas escolares (TRIVIÑOS, 1987).

Referencial Teórico

A Educação Física, como conteúdo pedagógico, se faz necessárianas unidades escolares, e tem buscado se afirmar em tais espaços, mostrando sua real importância para o desenvolvimento humano. O Art. 26 da atual LDB, lei n. º 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, diz: “A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursosnoturnos".
Percebemos que aí reside uma importante hipótese: a educação física no turno noturno das unidades escolares de ensino médio no município de Jequié perdeu o amparo legal, no sentido da obrigatoriedade, e passa por um momento da necessidade de ter que se afirmar academicamente como área necessária e importante no processo formativo do estudante. Vale dizer que a Educação Física estápresente no ambiente escolar brasileiro desde o século XIX, e trazia em sua gênese métodos europeus, com a ideia de corpo saudável intrínseca às propostas de ensino da época. (BRASIL, 1997; COLETIVO DE AUTORES, 2009).
A Constituição Brasileira de 1937 determinou, pela primeira vez na história, a obrigatoriedade de uma disciplina escolar - a Educação Física, todavia, o ensino da Educação Físicatornou-se efetivamente obrigatório com a promulgação da LDB de 1961, durante esse período as aulas pautavam-se em métodos desportivos e o esporte invadiu o espaço escolar, trazendo consigo seus valores e conceitos que logo foram incorporados ao ensino da Educação Física, tornando o espaço escolar uma mera extensão das instituições esportivas (SIMÕES, et al. 2011).
A década de 1980 foi marcada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação fisica no horario noturno
  • Educaçao fisica no ensino noturno
  • Educação fisica no periodo noturno
  • Educaçao fisica no ensino noturno
  • Avaliação da conduta da gestão e dos docentes no ensino da educação física no turno noturno em escolas publicas do município...
  • A ausência da educação física no ensino médio noturno.
  • Trabalho noturnos e em turnos
  • TRABALHO EM TURNOS E NOTURNOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!