Educação física na eja

Páginas: 8 (1939 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, apresentar a participação da ética na vida das pessoas. Definindo virtudes, paixões e vícios e o seu papel na formação do caráter humano.

2 VIRTUDE MORAL E INTELECTUAL

A virtude se apresenta em duas formas, a intelectual, que é desenvolvida durante a vida, através do ensino e a moral que é adquirida com o hábito. A moral não surge por natureza, maso que já existe não poderá ser alterado, pois hábitos contrários aos naturais não poderão ser criados, por exemplo, uma pedra naturalmente se move para baixo, e isso não mudará, mesmo que ela seja jogada para cima inúmeras vezes, seu hábito natural se manterá.
Para Aristóteles, as virtudes são geradas de acordo com as adaptações feitas pela natureza. “Não é, pois, por natureza, nem contrariando anatureza que as virtudes geram em nós. Diga-se, antes, que somos adaptados por natureza a recebê-las e nos tornamos perfeitos pelo hábito.” (ARISTÓTELES, 2012, p.67).
A natureza dá primeiramente a potência e posteriormente as exteriorizamos, como por exemplo, os sentidos, possuímos antes mesmo de usá-los, já as virtudes são adquiridas através do exercício, sendo assim, há coisas que só serãoaprendidas fazendo, exemplo: Os legisladores que buscam habituar os cidadãos a determinadas ações, visando melhorá-los. Alguns legisladores falham nessa missão, apresentando a diferença entre as boas e as más constituições. Dessa maneira as virtudes poderão ser geradas ou destruídas, o produto da virtude determina se ela é boa ou ruim, o construtor faz uma boa casa,será considerado um bomprofissional,mas se sua obra for ruim,será um mau construtor.
Os nossos atos em relação aos outros homens também definem o ser justo e o injusto, as atitudes tomadas em um momento de perigo podem tornar o homem forte ou covarde. “As diferenças de caráter nascem de atividades semelhantes”. (ARISTÓTELES, 2012, p. 68)
As posições, as atitudes tomadas diante de determinadas situações indicam o caráter de cada um,seja ele bom ou ruim. Ao encontrar uma carteira com documentos, dinheiro, cartões de crédito, algumas pessoas poderão buscar o proprietário e devolver, outras pegariam o dinheiro e descartaria o restante, a diferença de caráter se apresenta assim, em uma mesma situação, atitudes diferentes são tomadas.

2.1 O Papel das Virtudes na Definição dos Atos e do Caráter Humano

O objetivo de Aristóteles(2012) nesta obra não é definir as virtudes, mas saber como os atos deverão ser praticados, porque através deles é que o caráter do homem pode ser definido.
Para cada situação, determinadas decisões serão tomadas,não há como definir um caminho para a resolução de todos os problemas,de todos os assuntos,não é algo universal,cabe a cada um definir o que é mais apropriado a fazer,de acordo com asituação apresentada.

Comecemos, pois, por frisar que está na natureza dessas coisas o serem destruídas pela falta e pelo excesso, como se observa no referente á força e á saúde (pois, a fim de obter alguma luz sobre coisas imperceptíveis, devemos recordar á evidência das coisas sensíveis). (ARISTÓTELES, 2012, p.68).

Os aspectos da força e da saúde começam a ser observados, a falta de exercíciofísico podem destruir a força, alimentos e bebidas em excesso podem destruir a saúde, mas dentro dos limites poderão aumentar, preservar e até mesmo produzir saúde, no que diz respeito a temperança, coragem e outras virtudes, a mediania é que as preserva.
Alguns sentimentos acompanham os atos, são eles, a dor e o prazer, isso também é uma forma de definir o caráter do homem, pois ele pode sentirprazer em fazer algo que seja errado, ilícito, o que para os outros indivíduos poderia ser motivo de indignação. Platão citado por Aristóteles (2012, p. 69) acredita que “a educação deveria ser ensinada de acordo com o que é o correto, sofrer pelo que causa sofrimento e sentir prazer no que lhe causa prazer.”.
As virtudes estão relacionadas ainda com o prazer e a dor, e em razão disso é que o homem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento de Educação Física na EJA
  • Educação Fisica na Eja
  • Educação Fisica no EJA
  • Educação física para EJA
  • Apostila educação física eja
  • Conscientização da importância da Educação Física na Eja
  • Fisica na EJA
  • Educação da eja

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!