Educação física na educação infantil

Páginas: 7 (1693 palavras) Publicado: 3 de maio de 2012
Ministério da Educação
Universidade Federal de Pelotas
Escola Superior de Educação Física
Curso de Licenciatura – 5° Semestre
Disciplina de EBOP
Prof. Mariangela






EBOP – Educação Física na Educação Infantil








Adir Taborda, Francisco de Assis Furtado de Oliveira, Igor Doring, Igor da Silva Lacerda, Jonathan Erthal, Mauricio Razeira, PedroAntunes

Pelotas, maio de 2010

1 INTRODUÇÃO ................................................................ Pág. 3

2 OBJETIVOS .................................................................... Pág. 3

3 METODOLOGIA ............................................................. Pág. 3

4 CONTEXTUALIZAÇÃO .................................................. Pág. 4

5 CONCLUSÕES.............................................................. Pág. 7

6 BIBLIOGRAFIA .............................................................. Pág. 7

1.INTRODUÇÃO

Na Educação Infantil se percebe atualmente uma grande luta para a implementação da Educação Física, porém, por ser advinda das antigas creches, as escolas que realizam trabalham sobre essa esfera do conhecimento ainda não possuemespecialistas para essa área. Para muitos a Educação Física (EF) pode não ser interessante, porém essa é a fase da vida de todo ser humano em que se adquirem o maior número de experiências motoras e mentais para seu futuro, sendo assim, a disciplina de EF é de fundamental importância no processo de formação das crianças. Dessa forma objetivamos comparar a estrutura das escolas, os conteúdos quesão desenvolvidos e a importância da EF na Educação Infantil.
Nesse trabalho abordamos a importância da EF ser trabalhada nas escolas de Educação Infantil (EI), a influência da estrutura para ser realizado o trabalho (materiais e espaços), os conteúdos que são desenvolvidos e a formação do profissional que trabalha com o movimento (formado, em formação ou de outro curso que não a EF).

2.OBJETIVOS
O presente estudo visa comparações entre as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, das quais três localizam-se na região central e uma na região portuária de Pelotas/RS. Realizamos um comparativo sobre a estrutura disponível para a realização das atividades, espaço físico e materiais disponíveis compararam os conteúdos desenvolvidos pelos profissionais do movimento e suasperspectivas, quais escolas possuíam profissionais de EF formados e as que não possuíam, além de avaliarmos a periodização das atividades e sua duração.

3. METODOLOGIA
A abordagem utilizada foi através de observação de aulas, a qual não foi realizada em todas as escolas, seguido de uma entrevista com o profissional de EF ou o coordenador da EI. Foram visitadas quatro escolas, sendo uma privada degrande porte, duas privadas de pequeno porte e uma escola pública. As escolas situam-se quatro delas na zona central e uma na região portuária. Durante as visitas, após conversas descobrimos que apenas três delas possuíam PPP, sendo as duas privadas maiores e a escola pública, porém em nenhum deles é abordado o que deve ser desenvolvido pelo professor de EF, o que deixa uma lacuna que é preenchidapelo profissional da forma como o mesmo acha mais relevante, ou melhor, para sua faixa etária.

4. CONTEXTUALIZAÇÃO
Nesse trabalho procuramos alertar para a importância da Educação Física na Educação Infantil, em estudos mais recentes, como o de FERNANDES (2008) as crianças que praticavam atividades físicas regulares e supervisionadas por um profissional de Educação Física obtiveram 100% deresultados mais significativos do que as crianças que não praticavam atividades físicas, que tiveram 80% dos resultados. Essa é uma prova de sua relevância assim como fala METZNER (2001) “o Movimento não se relaciona ao desenvolvimento apenas do corpo. As atividades de pensar, a resolução de problemas, a criatividade, a criticidade e outras habilidades importantes para a vida da criança são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação Física na Educação Infantil
  • Educação Física na Educação Infantil
  • Educação fisica na educação infantil
  • a educação fisica na educação infantil
  • A educação fisica na educação infantil
  • Educação infantil de educação Física
  • Educação física na educação infantil
  • Educacao fisica na educacao infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!