Educação física escolar: uma proposta de promoção da saúde

Páginas: 14 (3358 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
1-INTRODUÇÃO

1.1-CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA


A cada dia que passa, o futebol se torna o esporte mais apaixonante no Brasil. É evidente que o futebol já virou uma cultura do país. Há inúmeros fatores que influenciam a prática do futebol: a mídia, onde mostram atletas como exemplo de vida fácil; acesso a modalidade com facilidade para todas as classes sociais; até mesmo os paispossuindo nomes de jogadores de futebol famosos.
No entanto, em relação ao futsal brasileiro, no qual possui o melhor jogador do mundo (Falcão), onde executa jogadas impressionantes e agrada a todos que o veem. O exemplo do jogador faz com que a modalidade cresça a cada dia juntamente com a iniciação de jovens na modalidade.
De acordo com Santana (2005), a iniciação esportiva é o período emque a criança inicia uma aprendizagem de forma específica e planejada a prática esportiva. Este é o período em que a criança começa a prática regular e orientada de uma ou mais modalidades esportivas, onde o objetivo imediato é dar continuidade ao seu desenvolvimento de forma integral. Assim, as atividades físicas esportivas no qual são oferecidas nesta fase de iniciação devem ter a capacidade deampliar o repertório de movimentos dos fundamentos básicos dos diversos esportes e, também, instrumentalizar as crianças com elementos psicossociais que permitam a socialização e as ações cooperativas através de jogos e brincadeiras (ALMEIDA, 2005).
Contudo, esses fatores podem motivar ou desmotivar esses jovens na participação ou não participação do esporte. Segundo Samulski (2005) “a motivaçãoé caracterizada como um processo ativo, intencional e dirigido a uma meta, o qual depende da interação de fatores sociais (intrínsecos) e ambientais (extrínseco)”.
Aqueles indivíduos que não praticam modalidade nenhuma, apenas no âmbito escolar, podem estar ligados diretamente com os fatores motivacionais observados até mesmo pelas amizades e que podem influenciar na prática esportiva como: suapersonalidade, sua aparência, naturalidade, dinamismo, humor e disposição (BETTI, 1991).
Chauvier (1989) menciona que nem todos os indivíduos são motivados para o desporto, o que representa uma característica pessoal, que deve ser considerada pelo sistema escolar. Entretanto, a questão da falta de habilidade mínima para a prática do desporto parece ser relevante, pois cabe ao professor deEducação Física detectar potenciais em seus alunos e indicar caminhos, não somente para o seu desenvolvimento, mas também para a busca de uma modalidade física.
Neste sentido, sabendo que a motivação é de extrema importância para a participação ou não de futsal, surge o seguinte problema: Quais fatores motivacionais influenciam para a não-participação do futsal de meninos e meninas do Colégio Catarinensede Florianópolis?

1.2-OBJETIVO GERAL

Analisar os fatores motivacionais que influenciam a não participação do futsal de meninos e meninas do Colégio Catarinense de Florianópolis.


1.3.-OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Identificar o perfil dos alunos não participantes da escola de futsal do Colégio Catarinense;
* Identificar os fatores motivacionais de não-participação na escola deesporte extracurricular dos alunos gênero masculino do Colégio Catarinense;
* Identificar os fatores motivacionais de não-participação na escola de esporte extracurricular dos alunos gênero feminino do Colégio Catarinense;
* Identificar os fatores motivacionais de não-participação na escola de esporte extracurricular dos alunos gênero feminino e masculino do Colégio Catarinense;1.4-JUSTIFICATIVA

Estudos mostram que o número de inativos é muito alto, no entanto, deve-se criar alternativas para que esse número diminua, uma dessas alternativas é a prática do futsal. A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE-2009) destacou que mais de 30% dos escolares são inativos ou insuficientemente ativos. Preocupado com o sedentarismo da população. A falta de exercícios entre os mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Promoção da Saúde em Educação Física escolar
  • Educação física como instrumento de promoção a saúde
  • Educação Física Escolar e Promoção da Qualidade de Vida
  • ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE NA EDUCAÇÃO FISÍCA ESCOLAR
  • Educação para a saúde mediante programas de educação física escolar
  • EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Propostas para uma metodologia de ensino significativa
  • JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS, UMA PROPOSTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
  • EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!