EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Propostas para uma metodologia de ensino significativa

Páginas: 7 (1721 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Propostas para uma metodologia de ensino significativa

INTRODUÇÃO

Em linhas gerais, já se pode observar que a educação no Brasil alcança patamares muito baixos em termos de ensino-aprendizagem, e como visto, a Educação Física está inserida nesta mazela e um dos motivos é a falta de compromisso dos profissionais. Mas, como o docente poderia ministrar suas aluasfazendo com que estas contenham um planejamento que atenda as necessidades gerais: alunos e instituição de forma significativa?

Uma hipótese plausível para essa problemática seria a do profissional atentar-se para o planejamento de sua aula atribuindo-lhe métodos de ensino que envolva os alunos nas aulas, fazendo-os participar de forma coletiva, sem exclusão, fazer com que eles possamvivenciar através da práxis a sua realidade, a sua cultura e que isso seja prazeroso e expressivo. Porém, a falta de interesse confina todos estes aspectos pedagógicos. O objetivo então se apresenta na forma de entender a realidade da Educação Física no ensino fundamental e médio e consequentemente propor alternativas para intervir nesta realidade através de uma metodologia de ensino significativa.DESENVOLVIMENTO

Uma Educação Física estereotipada

Uma rápida passagem pelos espaços públicos como Igrejas, praças, shoppings dentre outros, seja talvez, suficiente para se perceber o quanto o corpo está em evidência. Em princípio, são pessoas que podem ou não praticar exercícios físicos, manter uma dieta balanceada, como também, preocupadas em melhorar seu “visual”. Mas isso nãoé fruto de uma ótica atual, a muito tempo se percebe tal feito. Nesse prisma, os cuidados e transformações corporais foram e continuam sendo assumidos como sinônimo de status, identidade e diferenciação social.

O modelo higienista e militarista trouxeram em seu conteúdo uma educação exclusivamente ao corpo. A esportivização, por sua vez, surgiu logo após com o intuito de formaratletas, tendo como objetivo fundamental a caracterização da competição. Todas essas acomodações contribuíram para formar uma visão do que vinha a ser a Educação Física, para que ela servia e sua importância na sociedade. Com o passar do tempo, no final da década de 70, surgem novas tendências para a Educação Física escolar através de teorias sociológicas e filosóficas, um exemplo disto é a abordagempsicomotora “na qual a Educação Física é responsável pelo desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, ou seja, buscando garantir a formação integral do aluno” (GUIMARÃES et al., 2001, p.18).

O cenário muda de adjacência, mas não muda o estereótipo que as pessoas têm sobre a Educação Física, a mídia é a grande exploradoradessa rotulação. Quando uma criança assiste ao jogo de Futebol, ou até mesmo a uma olimpíada ela quer apenas reproduzir o que vê e exige isso do professor, a sociedade acompanha novelas e filmes onde se têm meninos jogando futebol e sendo preparados para isso dentro da escola, vêm também personal trainers e outras modalidades que envolvem o alto rendimento e a performance. Os pais, muitas vezes,desconhecem os conteúdos, os objetivos e a importância da atividade física, assim, não incentivam os filhos a participarem das aulas e não questionam sobre como está à aula de Educação Física da mesma forma que questionam sobre conteúdos das demais disciplinas do currículo escolar.

É importante compreender melhor o seu arcabouço teórico para romper com essas mazelas, isso deve ser feitopor parte dos profissionais da área que estudaram e vivenciaram a verdadeira Educação Física. Muitos dos profissionais estão desinteressados, isso é fato que ocorre a todo momento e até mesmo nas escolas. Não precisa excluir o rendimento, mas dá para encontrar a ludicidade através deste e isso precisa ficar bem claro para os alunos que também saberão, aos poucos, argumentar sobre a diferença da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologias de ensino na educação física escolar
  • Metodologias do ensino para educação física escolar
  • Fundamentos e metodologias do ensino da educação física escolar
  • ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
  • Metodologia do ensino da educação fisica
  • ensino de educaçao fisica escolar
  • Metodologias de ensino em Educação Física
  • metodologia do ensino da educacao fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!