Educação física escolar: da educação infantil ao ensino médio

Páginas: 10 (2333 palavras) Publicado: 18 de abril de 2013
"Educação Física Escolar: da Educação Infantil ao Ensino Médio"



A Educação é um processo que atua na formação do homem, que está presente em todas as sociedades humanas e é inerente ao homem como ser social e histórico. Sua existência está fundamentada na necessidade de formar as gerações mais novas, transmitindo lhes seus conhecimentos, valores e crenças dando-lhes possibilidades paranovas realizações.
O próprio conceito de Educação está sujeito a um evoluir histórico, conforme o modo de existir e de pensar das diferentes épocas (GONÇALVES, 1997)



É preciso plantar a semente da educação para
colher os frutos da cidadania. Paulo Freire



PÚBLICO-ALVO


Alunos do curso de Licenciatura em Educação Física EaD.



OBJETIVOS



•Refletir sobre as propostascurriculares oficiais que norteiam o trabalho do professor de Educação Física.
•Exercitar a elaboração de aulas de Educação Física, para os estudantes da Educação Básica, nos três níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.


CARGA HORÁRIA

1 hora

METODOLOGIA



Não se constrói uma nova proposta de Educação Física Escolar por decreto. Precisamos ter umplano de ação. Os sujeitos envolvidos nesse processo precisam estar cientes dos seus objetivos e das diferentes possibilidades de alcançá-los. Professores e alunos precisam ouvir, consentir, argumentar e decidir coletivamente as ações. O professor tem a responsabilidade de conduzir, intervir e mediar todo esse processo. Precisamos romper com algumas práticas enraizadas no cotidiano escolar, como nosalerta Elenor Kunz, e considerar a aula como um tempo e espaço intencionalmente organizado. A organização de um ‘programa mínimo’ para a Educação Física, deverá, pelo menos, conseguir pôr fim à nossa ‘bagunça interna’ enquanto disciplina/atividade escolar, ou seja, o fato de não termos um programa de conteúdos numa hierarquia de complexidade, nem objetivos claramente definidos para cada série deensino. O professor decide, de acordo com alguns fatores, entre eles o seu bom ou mau humor, o que ensinar. (KUNZ,1994, p.143).
Reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos – Esse princípio, fundamentado no reconhecimento do aluno como sujeito do processo educativo, é essencial não só para conhecer melhor suas necessidades e os interesses e ampliar aspossibilidades de construção de novas aprendizagens, como também para motivar o seu efetivo envolvimento e participação nas aulas. Além de prestigiar o saber que o aluno traz consigo como bagagem cultural, este princípio valoriza o conhecimento popular como possibilidade de reinventar o mundo cultural.




















Reflexão do processo prático pedagógico


Com base nesteprojeto pude verificar que a presença da Educação Física com propostas curriculares oficiais na educação infantil até o ensino médio, é muito importante para o desenvolvimento à autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem em outros ambientes, e principalmente no ambiente escolar. Devemos aprender desde cedo nossos direitos e deveres, as leis e as regras que organizam a vida emsociedade que visa influenciar a construção, desenvolvimento das propostas pedagógicas e as intervenções educativas produtivas e culturais na escola, especificamente, com o objetivo de trazer em discussão, projetos de ensino, a serem aplicados dentro das salas de aula, e pude verificar que nas atividades propostas a participação do professor é fundamental, de forma que ele possa interagir, apoiare incentivar a participação do aluno. Os conteúdos devem sair do processo teórico, devendo ser transmitidos de forma lúdica, mas acompanhando a realidade tanto cultural quanto corporal de cada aluno, que eles saibam automaticamente até onde possam ir. O aluno precisa utilizar-se de outros conhecimentos para que assim a Educação Física na escola se torne meio para transmissão de conhecimento e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação física no ensino médio
  • Educação física no ensino médio
  • Educação física no ensino médio
  • Educação física no ensino médio
  • Educação Física ensino médio
  • Educaçao fisica ensino medio
  • educação física e ensino médio
  • ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!