Educação Física Escolar é importante para criar cultura esportiva nos alunos

Páginas: 9 (2234 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2014
Uma das aulas mais celebradas e esperadas pelos alunos, a Educação Física Escolar (EFE) vai além da prática de esportes, segundo explica o professor Raul Silveira Junior, mais conhecido como Tio Chambinho (www.tiochambinho.com.br), de Brasília (DF). “A Educação Física Escolar é conteúdo obrigatório que segue as normas da escola, as diretrizes educacionais e as metodologias pedagógicas dainstituição. Não tem exclusão e o objetivo é a cooperação, a coletividade, a participação do grupo. Já o esporte na escola pode ter a seleção dos melhores para participar das modalidades e representar a escola em competições fora”, descreve, criticando que há profissionais de Educação Física que tornam a Educação Física Escolar uma escola de esportes e acabam, dessa forma, excluindo os alunos menoshabilidosos.

Tiago Aquino, o Paçoca, pesquisador do Laboratório de Estudos do Lazer da Universidade do Estado de São Paulo (LEL/Unesp Rio Claro) e presidente da Associação Brasileira de Recreadores (Abre/ www.abrerecreadores.com), explica que a Educação Física na Escola é uma disciplina inclusa na educação básica, como ciências e matemática, que tem por objetivo oferecer diversas vivências eexperiências motoras aos alunos: “os parâmetros curriculares nacionais (PCN) dizem que a Educação Física Escolar deve favorecer a prática de lutas, esportes, ginásticas, atividades expressivas e rítmicas e o conhecimento para o corpo”.

Todavia, sabe-se que nem todas as escolas conseguem contemplar os cinco conteúdos propostos e os dois profissionais de educação física comentam que muitos professorespregam a “cultura da bola” e, como o aluno curte, o professor acaba deixando só essas atividades como parte da aula. “Há uma carência muito grande na formação acadêmica do professor. Ele faz estágio junto a professores mais velhos que reproduzem o que aprenderam com outros professores mais velhos que também faziam isso. Acredito muito que a Educação Física Escolar deva ser tão atual quanto a formaçãohumana daquela criança”, diz Paçoca.

Educação Física Escolar faz diferença

Chambinho conta que a Educação Física Escolar auxilia o aluno no seu desenvolvimento físico, social e cognitivo: “estudos comprovam que a prática de atividade física colabora com o desenvolvimento de outras habilidades. Ajuda a se concentrar, nos relacionamentos, na liderança, nas ações cognitivas. Por meio daEducação Física Escolar, o aluno tem que aprender a conhecer seu corpo e as possibilidades de ação dele, como usar isso bem, como se movimentar positivamente ou não, porque o não-movimento também é uma opção”.

Acreditando que a Educação Física esteja caminhando muito para a prática de esportes tradicionais como vôlei, basquete e futebol dentro da escola, o professor de Brasília cita que o xadrez é umamodalidade que também requer empenho físico forte, concentração e pensamento – características que podem ser trabalhadas nas aulas de Educação Física Escolar, requerendo dedicação e planejamento por parte do professor da disciplina.

Por meio das aulas, o profissional de Educação Física pode transmitir valores que o aluno vai levar consigo para toda a vida, independentemente da idade que tenha.Respeito aos seus limites e ao do outro, respeito às regras e comandos, consciência espacial, lidar com perdas e vitórias e gerenciamento de conflitos são alguns dos valores que são transmitidos. A organização do profissional para que sua aula transmita esses valores de forma consciente e prazerosa é o segredo do sucesso entre a garotada. “O profissional tem que entender que a aula que ele deu paraa primeira série ano passado não pode ser a mesma pra turma desse ano, porque a interatividade dessa criança muda em um ano. Se no ano passado usei a música do Psy para uma coreografia, esse ano já é a onda do Harlem Shake. O conteúdo é o mesmo, mas a estratégia que uso tem que ser outra”, conta Paçoca.

MotivAÇÃO na Educação Física Escolar

Incentivar a prática de atividades físicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 10 pontos importantes na educação fisica escolar
  • O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO AUTISTA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
  • EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR E INCLUSAO DE ALUNOS COM SD
  • O interesse dos alunos na aula de dança na Educação Física Escolar
  • O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: COMO MOTIVAR O ALUNO?
  • A motivação do aluno nas aulas de educação física escolar
  • Por que a Educação Física é Importante para seu Filho?
  • ESPETACULARIZAÇÃO ESPORTIVA NA TV: AÇÕES E DESAFIOS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!