Educação física - desporto

Páginas: 5 (1059 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2012
Introdução:

O desígnio primordial do ensino é ajudar alguém a aprender algo tido como valioso para a sua formação e a desenvolver sua personalidade, possibilidades de compreensão e de ação no mundo.
A prática do desporto é visto como algo muito importante para a qualidade de vida de todas as pessoas, pois traz muitos benefícios ao nível da saúde e condição física, da aptidão motora, daintegração social, entre outros.
Os programas de ensino do desporto implementados em diversas áreas encontram sua legitimidade, função social específica e identidade própria no modo como acolhem e proporcionam aqueles benefícios aos segmentos da sociedade por eles visados.
A qualidade dos programas de ensino do desporto responde pela quantidade e qualidade da aprendizagem que neles ocorre.Eficácia do Ensino:

A preocupação com a eficácia do ensino impõe-se como auto-evidência, mas na razão inversa do consenso quanto ao modo de a medir. Investigações realizadas para determinar o perfil de personalidade do bom professor e avaliar o melhor método de ensino, apenas levaram a resultados desencorajantes. Já a ação de identificar as competências de ensino do professor eficaz foi maisbem-sucedida, porém, muito criticada também. Através disso, chega-se a conclusão de que os professores e o ensino constituem variáveis negligenciáveis nos resultados de aprendizagem.
Para Cohen, Raudenbush e Ball, os professores mais eficazes são diferentes dos outros, pois atuam segundo o pressuposto de que o propósito da escola é promover a aprendizagem dos alunos.

Segundo Rink:

-Aprende mais quem dedica mais tempo a uma boa exercitação, relevando não apenas o tempo que o professor dedica à exercitação, mas sim o tempo que cada aluno se exercita a um nível adequado ou o número de vezes que exercita as habilidades.

- A exercitação deve ser ajustada aos objetivos de aprendizagem e a cada um dos alunos: é necessário que se estabeleçam previamente de forma deliberada objetivos deaprendizagem, cuja bondade e relevância formativa nunca se deixa confinar em última análise a uma operação técnica.

- Aprende mais quem obtém uma taxa razoavelmente elevada de sucesso na realização das tarefas: recomenda-se, normalmente, uma taxa de sucesso na ordem dos 80%, taxa que pode variar em função dos atributos pessoais dos alunos, da persistência, do nível de orientação para a tarefae da autocompetência.

- Aprende mais quem exercita a um nível de processamento cognitivo mais elevado: não basta ao sucesso de aprendizagem propor aos alunos exercícios exigentes, complexos, ricos de conteúdo, mas capazes de facultar taxas de sucesso apropriadas.

- Os professores eficazes criam um ambiente para a aprendizagem: assegurar um bom funcionamento do sistema de gestão é cuidareficazmente dos problemas da disciplina e da ordem na aula, garantir a cooperação dos alunos e manter o fluxo de atividades da aula, ao longo do tempo.

- Os professores são comunicadores eficazes: entre os propósitos da comunicação, na relação estabelecida entre os atores do processo de ensino-aprendizagem, destaca-se a intervenção de instrução, sendo entendida como os comportamentos que fazemparte do repertório do professor para transmitir informação substantiva aos praticantes. Dela fazem parte todos os comportamentos, verbais ou não verbais que estão intimamente ligados aos objetivos da aprendizagem.

- Apresentação das tarefas: é a informação transmitida pelo professor aos alunos acerca do
que fazer e como fazer durante a prática motora. O conteúdo informativo que integra pretendeesclarecer o aluno acerca do significado e da importância do que vai ser aprendido, dos objetivos a alcançar e ainda da organização da própria prática, nomeadamente na formação de grupos, espaços, equipamentos e tempo de prática concedido.

- A explicação: diz respeito às ações intencionais do professor que têm por objetivo levar o aluno a compreender novos conceitos ou procedimentos, ou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação física, DESPORTOS
  • Desporto e educação fisica
  • A importancia da educação física no desporto
  • Historia e organizaçao da educaçao física e desporto
  • História e Organização da Educação Física e Desporto
  • Importância da Educação Física no Desporto Escolar
  • Fenomenologia,educação física, desporto e motricidade
  • A prática de educação fisica, atividade fisica, desporto e risco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!