Educação Física Brasil Central

Páginas: 13 (3050 palavras) Publicado: 8 de janeiro de 2015
MÓDULO I – A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA
Os benefícios que ela proporciona ao nosso corpo

Praticar atividade física faz bem ao corpo e à mente. Mostrarei os benefícios gerais da atividade física e também os benefícios da atividade física na adolescência, na terceira idade e durante a gravidez.

Os benefícios gerais da atividade física são: emagrecer, combatendo a obesidade;melhorar a circulação sanguínea; aumentar o metabolismo; fortalecer o sistema imune; diminuir os riscos de doenças cardíacas; aumentar a resistência dos ossos, prevenindo a osteoporose; melhorar a coordenação dos movimentos e do equilíbrio; aumentar a boa disposição e o bom humor; diminuir o estresse, risco de ansiedade e depressão; promover uma maior interação social; melhorar a imagem corporal ea auto estima e melhorar a capacidade de aprendizagem.

Além de todos estes benefícios que eu citei, existe outros benefícios da atividade física na adolescência, que são: combater o excesso de peso; melhorar a auto-estima; diminuir a depressão; melhorar o desempenho escolar; diminuir o estresse e o cansaço; melhorar a postura; melhorar a aparência da pele.

Se o adolescente tiver boa saúdefísica e mental, ele poderá realizar qualquer atividade física, à livre escolha, pois nesta faixa etária se tem mais força, boa disposição e o risco de doenças é muito reduzido devido as atividades físicas.

Os benefícios da atividade física na terceira idade são também: melhorar o equilíbrio, diminuindo o risco de quedas e, consequentemente, de ossos quebrados; diminuir a perda de massa óssea,tornando os ossos mais fortes; diminuir a pressão arterial; melhorar a digestão dos alimentos; melhorar a Diabetes, por aumentar a resistência à insulina; melhorar o andar, devido ao fortalecimento dos músculos e aumento da flexibilidade; diminuir a depressão, devido à interação social e liberação das endorfinas; melhorar a auto-estima; diminuir as varizes e as doenças cardiovasculares; melhorar acapacidade de reflexos; melhorar a postura corporal; melhorar a respiração e a circulação sanguínea; diminuir o risco de infecções respiratórias; aumentar a capacidade respiratória; diminuir o inchaço das pernas; diminuir a dor nas costas.

Mas, para alcançar todos estes benefícios, a pessoa deve realizar a atividade física que mais gosta, no mínimo 3 vezes por semana, sempre acompanhado de umpreparador físico e sob orientação médica, caso exista algum problema de coluna ou outra coisa.
Os malefícios causados sem acompanhamento de um profissional
A principal consequência de uma atividade física sem orientação é o surgimento de sintomas relacionados ao over-training (ovt).

Os malefícios de alguém que pratica exercícios físicos sem orientação são principalmente dores musculares,cansaço, irritação, ansiedade, aumento da pressão arterial, batimentos cardíacos alterados e etc. As atividades devem ser acompanhadas por profissionais, pessoas que praticam essas atividades exageradamente ou de maneira errada, corre muitos riscos prejudiciais a saúde.


MÓDULO II – FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL

O Voleibol é um esporte que requer bastante trabalho em equipe, cada jogador depende dajogada do companheiro para obter pontos e, enfim, a vitória. É necessária muita atenção, é jogado em uma quadra, dividida por uma rede, com 6 jogadores em cada time. O objetivo principal é fazer com que a bola passe pela rede e toque o campo adversário.

Saque ou serviço

É o início do jogo, pois é o mesmo que marca o início de uma disputa de pontos no voleibol. Para fazer um saque é necessárioque o jogador vá até a linha de fundo de sua quadra, estenda o braço e acerte a bola fazendo com que a mesma atravesse o espaço aéreo acima da rede delimitado pelas antenas até aterrissar na quadra do adversário.

Passe

É o primeiro contato do time com a bola após o saque, é basicamente o movimento de fazer a bola não tocar no seu campo que faz com que o adversário marque um ponto. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educaçao fisica no brasil
  • Educação fisica no brasil
  • A história da educação física no brasil
  • Historia da educação fisíca no brasil
  • A educação fisica no brasil
  • Educação Física no Brasil República
  • educação física no brasil
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!