Educação especial

Páginas: 11 (2574 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
INCLUSÃO

CLAÚDIA REGINA FREITAS DA SILVA
PROFª LIDIANE
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Pedagogia (PED) – Educação Especial
04/06/11

RESUMO
Educação especial é muito mais do que escola especial. Como tal, sua prática não precisa (nem deve) estar limitado a um sistema paralelo de educação, e sim fazer parte da educação como um todo, acontecendo nas escolasregulares e constituindo-se em mais um sinal de qualidade em educação, quando oferecida a qualquer aluno que dela necessite, por quaisquer que sejam os motivos (internos ou externos ao indivíduo). Com muita freqüência a criança portadora de alguma deficiência, física ou mental, por suas próprias limitações motoras e/ou sociais, agravadas por um tratamento paternalista não valorizador de suaspotencialidades, cresce com uma restrita interação com o meio e a realidade que a cerca. Muitas vezes, se não for adequadamente estimulada, assume posições de passividade diante da realidade e na solução de seus próprios problemas diários. É condicionada a que outros resolvam os seus problemas e até pensem por ela.

Palavras-chave: Deficiência; Crianças; Inclusão.

1 INTRODUÇÃO

Aimportância de discutir este tema se justifica pelo fato de que, para os deficientes, ainda hoje a inclusão não é uma realidade em todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas. E quando estas crianças com necessidades educacionais especiais ingressam em um sistema educativo tradicional, freqüentemente vivenciam interações que reforçam uma postura de passividade diante de sua realidade, de seu meio.Freqüentemente são submetidas a um paradigma educacional no qual elas continuam a ser o objeto, e não o sujeito, de seus próprios processos. Paradigma esse que, ao contrário de educar para a independência, para a autonomia, para a liberdade no pensar e no agir, reforça esquemas de dependência e submissão. São vistas e tratadas como receptoras de informações e não como construtoras de seus própriosconhecimentos.

Freqüentemente é necessário recorrer a diferentes adaptações que facilitem ou mesmo possibilitem o trabalho, principalmente quando se tratam de alunos com alguma deficiência motora ou sensorial. Essas adaptações podem ser hortenses, adaptações de hardware ou softwares especiais de acessibilidade.
Se, conforme Piaget, as crianças são construtoras do próprioconhecimento, quando portadoras de deficiência essa construção, portanto, pode ser limitada pela restrita interação das mesmas com o seu ambiente. E é nesta interação que, segundo Papert, através da ação física ou mental do indivíduo, se dão as condições para a construção do conhecimento.

2 A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA

A efetivação de um sistema inclusivo que venha a acolherindivíduos em situação de necessidade especial é um processo que legalmente contou com o amparo de tratados internacionalmente estabelecidos e leis nacionalmente fundamentadas. Teoricamente, suas premissas são bem claras quanto ao papel da escola na inserção social de crianças, como ressalta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no capítulo V, artigo 58 em que o Estado deve garantir atendimentoeducacional especializado gratuito na rede regular de ensino.

Levando em consideração esse contexto, vale ressaltar que a inserção de indivíduos com deficiência no contexto escolar é uma questão que implica reflexões sérias acerca de como historicamente a sociedade construiu olhares em relação à deficiência. A prática inclusiva implica também um redimensionamento tanto do papel que a escolaexerce socialmente quanto das ações pedagógicas em sala de aula.

Por muito tempo, os alunos em situação de deficiência foram vítimas de práticas de eliminação, exclusão e preconceito. Na Grécia Antiga e em povos primitivos, a situação de deficiência conduziu milhares de bebês à morte. Basta ressaltar que eram nas montanhas de Esparta onde foram jogados todos os bebês cujas características...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação especial
  • educação especial
  • Educação especial
  • Educação especial
  • Educação especial
  • Educação Especial
  • educação Especial
  • Educação especial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!