Educação especial

Páginas: 2 (451 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
No século XX, na década de 60, houve marcante interação da sociedade com a pessoa com necessidades educacionais especiais. 

O conceito de integração se referia à necessidade de modificar a pessoacom necessidades educacionais especiais, de maneira que esta pudesse vir a se identificar, com os demais cidadãos, para então poder ser inserida, associada, a convivência igualitária em sociedade. Como conceito de integração, o integrar constituía localizar no sujeito o foco da mudança, e as reais dificuldades encontradas no processo de busca de “normalização” da pessoa com deficiência. Isso eraum conceito que não considerava que as diferenças, na realidade, não se aniquilam, mas devem ser administradas no convívio social. Como se ao ser diferente fosse razão para determinar suainferioridade enquanto ser humano e ser social. 

As pessoas com necessidades educacionais especiais são cidadãos como quaisquer outros, possuidores dos mesmos direitos e com as mesmas regalias quanto àsoportunidades disponíveis na sociedade, involuntariamente do tipo de deficiência e do grau de comprometimento que apresentem. A pessoa com deficiência tem direito ao convívio não segregado e ao ingresso eacesso imediato aos recursos disponíveis e facilitados aos demais cidadãos. 

A Inclusão Social não é um processo que envolva somente um lado, mas abrange duas direções, envolvendo atuação junto àpessoa com necessidades educacionais especiais e atos junto à sociedade. 
Constatamos que, a idéia da integração, implica como recurso principal à promoção de mudanças no indivíduo, no sentido denormalizá-lo. Enquanto que, a idéia da inclusão, antevê influências decisivas e assertivas, em ambos os lados da situação: no processo de desenvolvimento do sujeito e no processo de reajuste da realidadesocial. Com isso atua no sentido de nelas causar as adequações e legitimações (físicas, materiais, humanas, sociais, etc) indispensáveis para que a pessoa com necessidades educacionais especiais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação especial
  • educação especial
  • Educação especial
  • Educação especial
  • Educação especial
  • Educação Especial
  • educação Especial
  • Educação especial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!