educação especial

Páginas: 10 (2410 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
ESCOLA ESTADUAL GENERAL CARNEIRO
MAGISTÉRIO





(Eliziéte, Gabriela, Regina, Samantha)




















São Roque de Minas
2013






A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS
A importância do estímulo precoce.











Projeto de Pesquisa do Magistério da Escola Estadual General Carneiro,
2º Semestre - 2013
Disciplina:Pesquisa em Educação
Professora: Flávia Laterza Lopes














São Roque de Minas
2013

A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS
A importância do estímulo precoce.




(Eliziéte, Gabriela, Regina, Samantha)















Projeto de Pesquisa do Magistério da Escola Estadual General Carneiro, 2º Semestre - 2013
Disciplina: Pesquisaem Educação
Professora: Flávia Laterza Lopes



São Roque de Minas
2013


SUMÁRIO






1 INTRODUÇÃO ?
2 JUSTIFICATIVA ?
3 OBJETIVOS (Gerais e específicos) ?
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ?
5 METODOLOGIA ?
6 CONCLUSÃO ?
7 REFERÊNCIAS INICIAIS ?

1. INTRODUÇÃO


Nossa sociedade tem se mostrado reflexiva sobre a necessidade de incluir a diversidade em seu seio. Assim as pessoasportadoras de necessidades educacionais especiais tem sido alvo da atenção de pensadores e educadores em todo o mundo modificando a antiga visão de que estas pessoas demandavam uma educação a parte. É importante percebermos que as crianças que tem necessidades especiais necessitam ser incluídas desde a educação infantil, pois os aprendizes se ajudam uns aos outros a aprender, trocando saberes,vivências, significados, culturas.
No mundo a inclusão das crianças portadoras de necessidades educacionais está relativamente adiantada em relação a nossa realidade o que possibilita que utilizemos em algumas circunstancias seus exemplos para nortear nossas ações.
Já no Brasil a legislação data de dezessete anos. A LDB de acordo com o artigo 29 a educação infantil tem como finalidade “[...]desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade”, inclusive as que apresentam necessidades educacionais especiais, de modo a desenvolver seus “[...] aspectos físico, psicológico, social, intelectual e cultural”.
Contudo percebemos que durante estes longos anos somente nos últimos cinco a realidade das crianças portadoras de necessidades educacionais especiais está mudando e estas estãosendo incluídas em salas regulares mesmo a contra gosto dos professores que não se sentem capacitados.
A família é o principal suporte da criança com necessidades especiais em todos os estágios de sua vida particularmente os bebês e até a idade pré-escolar, geralmente a escola é a primeira experiência significativa e fundamental fora das relações familiares, assim a família deve ser preparada aperceber a importância da Educação Infantil e exigir que seus filhos tenham direito a este estímulo precoce tão importante que é a Educação Infantil. Os professores também têm o seu papel na socialização dessas crianças, mas falta uma capacitação adequada, porque a presença desses alunos com necessidades especiais cria um campo de tensões e desestabiliza o coletivo da escola.
E parafinalizar acreditamos que visualizar uma escola num futuro próximo capaz de capacitar seus professores e uma sociedade que busca preparar e informar os pais de alunos deficientes para que estes encontrem não apenas na Educação Infantil o estímulo precoce tão necessário para seu desenvolvimento, mas em todos os ambientes vivenciados por ela.


2. JUSTIFICATIVA



Este tema foiescolhido devido a necessidade de se conhecer e analisar o processo de inclusão na educação, focamos a educação infantil por esta ser uma fase essencial para a socialização das crianças com necessidades especiais para sua estimulação precoce. Acreditamos que através deste projeto muitas duvidas serão esclarecidas e poderemos compreender as reais necessidades que a inclusão tem na realidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação especial
  • Educação especial
  • Educação especial
  • Educação especial
  • Educação Especial
  • educação Especial
  • Educação especial
  • Educação especial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!