Educação especial

Páginas: 7 (1532 palavras) Publicado: 1 de junho de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
pedagogia

wanderley aparecido da silva

educação especial
inclusão de portadores de necessidades educativas especiais

Ribeirão das neves
2010

wanderley aparecido da silva

educação especial
inclusão de portadores de necessidades educativas especiais

Trabalho apresentado ao Curso pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para adisciplina Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Prof.Edilaine Vagula

Ribeirão das neves
2010

RESUMO:
O principal objetivo é apontar todas as implicações negativas presentes nos discursos atuais em relação á pedagogia da infância que, ao transvertir-se coma falsa ilusão de progresso, relega a educação das crianças menores de seis anosconseqüências funestas. Buscar-se o resgate e valorização de um ensino dirigido e intencional e principalmente que educadores e estudiosos da educação estejam conscientes da relevância dos conteúdospara a formação dos sujeitos em detrimento de um ensino fragmentado e subjetivo,entendendo-se a educação como um processo de apropriação da cultura humana através da mediação de individuos mais experientes. Apartirdos movimentos internacionais e da LDB efervesceu, no país, um movimento de enorme força sinalizando que todas as pessoas têm direito á educação, independentemente de classe, raça ou gênero, incluindo aqueles que apresentam significativas diferenças físicas, sensoriais e intelectuais decorrentes de fatores inatos ou adquiridos de caráter temporário ou permanente e que no processo de interaçãosócio-ambientais, apresentam necessidades educativas especiais. Considerando o caráter preventivo do atendimento aducacional a essas crianças inclui-se, também, os bebês considerados de “risco” para o desenvolvimento normal. Com a elaboração de projeto preliminar de Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica havia sido discutida por diversas vezes, no âmbito da Câmara de EducaçãoBásica do Conselho Nacional de Educação, para a qual foi enviado o documento "Referenciais para a Educação Especial". Após esses estudos preliminares, a Câmara de Educação Básica decidiu retomar os trabalhos, sugerindo que esse documento fosse encaminhado aos sistemas de ensino de todo o Brasil, de modo que suas orientações pudessem contribuir para a normatização dos serviços previstos nos Artigos58, 59 e 60, do Capítulo V, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN.

INTRODUÇÃO:
Pensar em Educação Infantil no momento histórico atual é poder adentra peculiaridade e especificidades próprias da etapa educativa. Tentar-se-á situar a educação de 0 a 6 anos, iniciando por uma breve retomada histórica no que se apresenta no mundo e especialmente no Brasil, e tentarperceber o seu direcionamento que passa por uma fase de estruturação, uma vez que família, escola,sociedade vivem os efeitos da globalização . E procurar entender as tendências ou os desafios, encontrar encaminhamentos para o processo de adaptação e permanência da criança na escola, principalmente nos anos que antecedem ás séries iniciais do ensino fundamental. O RCNEI é um documento dividido emtrês volumes (Introdução, Formação Pessoal e Social e Conhecimento de mundo) e procura instrumentalizar os educadores na prática educativa cotidiana com as crianças em creches e pré-escolas brasileiras, respeitando-se a diversidade cultural do país e os estilos pedagógicos dos profissionais. Ao analisarmos as concepções de criança, professor e conhecimento presentes neste documento, podemoscontatar que a criança caracterizada pelo referencial é um ser historicamente constituído, sendo marcada pelo meio social no qual vive e também deixando suas marcas neste. Esta é vista como umser que sente e pensa o mundo de um jeito próprio sendo capáz de construir o conhecimento na interação com o meio e com as outras pessoas de forma ativa, a partir da criação de hipótese originais sobre o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação especial
  • educação especial
  • Educação especial
  • Educação especial
  • Educação especial
  • Educação Especial
  • educação Especial
  • Educação especial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!