educação Especial

Páginas: 14 (3486 palavras) Publicado: 6 de setembro de 2013
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ASTÉRIA MARTH RIBEIRO, 597472
ROSANGELA BATISTI SCHWINGEL,558185








RELATÓRIO DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO ESPECIAL









VENÂNCIO AIRES
2013

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBAASTÉRIA MARTH RIBEIRO, 597472
ROSANGELA BATISTI SCHWINGEL,558185








RELATÓRIO DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO ESPECIAL



Relatório apresentando à disciplina de “Estágio – Educação Especial”, no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER

Tutora: Jerusa AlexandraAlves Fagundes
Pólo Venâncio Aires - RS




Venâncio Aires RS
2013
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 04
2. INCLUSÃO ESCOLAR, UM SONHO POSSIVEL NA ESCOLA ESTADUAL MONTE DAS TABOCAS 05
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA 05
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DE INSTITUIÇÃO 05
2.3DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DEESTÁGIO 06
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
ANEXOS..................................................................................................................15

















INTRODUÇÃO


O presente relatório abrange a disciplina de Estágio Supervisionado- Educação Especial. O estagio tem como um de seus objetivos principais proporcionar ao aluno umacompreensão dos aspectos teóricos e metodológicos durante o período de formação, estabelecendo união entre teoria e prática. Sendo assim, é indispensável que nós, futuras professoras, tenhamos a oportunidade de estarmos, desde o inicio da nossa formação, observando, participando e refletindo sobre a realidade vivenciada na comunidade escolar e que nos aguarda.
Durante o estágio, foram feitas observaçõesparticipativas em uma escola estadual de nosso município, onde o processo de inclusão é uma realidade. Na escola a grande maioria dos alunos com necessidades especiais estão inseridos nas turmas junto aos demais estudantes e ainda tem acompanhamento, reforço e aulas no turno oposto.
A observação, nos oportunizou novos conhecimentos e oportunidade de interagir obtendo informaçõessobre a realidade dos alunos que possuam necessidade especial, observando o relacionamento entre aluno e educador,e qual as dificuldades do dia a dia que lhes são impostas, até mesmo o relacionamento com os pais destes alunos.
A importância deste trabalho de estagio tornou-se, com o passar do tempo imensurável. Perceber o carinho, a atenção dos educadores e os demais colegas com estes alunos“especiais”, pelo fato da escola não ter uma estrutura física ideal para receber os alunos de inclusão, mas ver que todo corpo docente abre os braços a eles. Acompanhamos o andamento dos trabalhos pedagógicos, como é feito o planejamento das atividades, como o grupo de docentes organiza as reuniões, palestras, encontros com pais e alunos, sempre para estes alunos de inclusão obter a participação emtodas as programações tanto da comunidade escolar como em âmbito municipal.
Conhecer para poder planejar, inventar ou reinventar novas práticas, novos métodos e novas possibilidades didáticas/pedagógicas que os espaços de ação docente nos fornecerão, e assim fazer com que a aprendizagem/significativa seja uma realidade para os educandos e em especial aos alunos que apresentem necessidadeseducacionais especiais.



















2. INCLUSÃO ESCOLAR, UM SONHO POSSIVEL NA ESCOLA ESTADUAL MONTE DAS TABOCAS
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA:
Este estágio foi realizado na Escola Estadual Monte das Tabocas, situado à rua Rufino Pereira,no número 1361, no bairro centro, com o CEP. 95800000, localizada na cidade de Venâncio Aires, no estado Rio Grande do Sul. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação especial
  • educação especial
  • Educação especial
  • Educação especial
  • Educação especial
  • Educação Especial
  • Educação especial
  • Educação especial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!