Educação especial

Páginas: 9 (2205 palavras) Publicado: 26 de maio de 2012
| Uma reflexão sobre a educação especial e a educação inclusiva no Brasil | |
| | |
| Rede SACI
20/12/2004Saiba as diferenças entre os dois segmentosCristian Elvis Fernandes e Silvia Carla Lopes*ResumoA educação, em geral, tem por necessidade básica o interesse pela pesquisa e, principalmente, a colocação em prática, para que exista realmente uma educação de qualidade onde todos, semexceção, tenham acesso a ela.Para que isso realmente aconteça todos os profissionais e pessoas envolvidas devem sempre se atualizar, pois, sendo assim, a educação inclusiva e a educação especial serão uma só educação onde os portadores de necessidades educativas especiais terão seus direitos respeitados.O esclarecimento é o enfoque principal deste trabalho para o entendimento real e significativodos profissionais da área, que na maioria das vezes desconhecem a importância e a diferença da educação especial e inclusiva.
IntroduçãoCom o presente artigo pretendemos levar ao conhecimento e discussão sobre esse desafio que é verdadeiramente incluir os portadores de necessidades especiais não somente na escola, mas em um contexto mais amplo que é a sociedade. Sentimos a necessidade de esclareceralguns pontos que permeiam a educação (educação especial e a educação inclusiva).Para que a educação seja realmente uma realidade no qual todos aprendam o verdadeiro sentido de se tornar um cidadão pleno, antes temos um ideal que é o de elevar o conhecimento cultural a todos, sem exceção. Isso inclui, é claro, os portadores de necessidades especiais. Mas, antes, temos que esclarecer o que éeducação especial e educação inclusiva.
Educação especialAlmeida (Abril-2002 Revista Pedagógica), nos da uma idéia da verdadeira educação especial, seguindo os referenciais teóricos e práticos da educação.Educação Especial é uma modalidade de ensino que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de necessidades especiais, condutas típicas ou altas habilidades e, queabrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino. Fundamenta-se em referenciais teóricos e práticos compatíveis com as necessidades específicas de seu alunado.A educação especial se trata de uma educação voltada para os portadores de deficiências, como deficiências auditivas, visuais, intelectual, física, sensorial, surdocegueira e as múltiplas deficiências.Para que esses educandos tãoespeciais possam ser educados e reabilitados, é de extrema importância a participação deles em escolas e instituições especializadas. E que eles disponham de tudo o que for necessário para o seu desenvolvimento cognitivo. A mesma autora, nos apresenta uma visão sobre um ambiente mais apropriado às crianças com necessidades educativas especiais.A Classe Especial é uma sala de aula preferencialmentedistribuída na educação infantil e ensino fundamental, organizada de forma a se constituir em ambiente próprio e adequado ao processo ensino/aprendizagem do educando portador de necessidades educacionais especiais.Na Classe Especial tentamos encontrar caminhos e meios facilitadores para a aprendizagem dos educandos com necessidades educacionais especiais, através de uma política de ação pedagógica,recursos educacionais mais individualizados e conta com o professor especializado.A educação especial faz parte de "um todo" que é a educação, e ter o seu valor reconhecido é de fundamental importância para que os educandos tenham seu crescimento e desempenho educacional satisfatório.
Educação inclusivaA educação inclusiva é uma educação voltada de TODOS PARA TODOS onde os ditos "normais" e osportadores de algum tipo de deficiência poderão aprender uns com os outros. Uma depende da outra para que realmente exista uma educação de qualidade. A educação inclusiva no Brasil é um desafio a todos os profissionais de educação.Segundo Mrech (http://www.crmariocovas.org.sp.br/), neste texto a autora faz considerações sobre a educação inclusiva e nos da um panorama sobre a mesma.O conceito de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação especial
  • educação especial
  • Educação especial
  • Educação especial
  • Educação especial
  • Educação Especial
  • educação Especial
  • Educação especial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!