Educação especial e educação inclusiva

Páginas: 5 (1051 palavras) Publicado: 25 de março de 2013
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA

Discente: Suedja Magno de Lima


Atividade de pesquisa sobre a Educação especial e a Educação inclusiva

Guarabira
01 de novembro de 2012


Educação especial e a Educação inclusiva: concepções e comentários

Todas as pessoas têm o direito de estar na escola (Constituição Federal, Art. 205), a escola é umestabelecimento público onde se ministra o ensino de forma coletiva.
A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, mediante relações sociais, o acesso aos conceitos formando assim uma maneira de pensar e agir. É o acesso a uma língua que permitirá ao surdo pensar com todas as complexidades necessárias disponíveis.
Para que a inclusão social e educacional do surdo aconteça de fato, hánecessidade de se montar uma infraestrutura adequada, que atenda as diferenças, inerentes a cada ser humano, da criança surda. As autoridades governamentais precisam refletir melhor sobre o assunto, adquirirem novas práticas e nova maneira de lidar com o assunto antes de criarem impasses quanto à identidade e o processo de aprendizagem das crianças surdas no Brasil, através do que, erradamente, chamam deInclusão, numa educação para todos que acaba por excluir visto que incluir, no contexto do surdo, não significa apenas coloca-lo numa sala de ensino comum, mas respeitar suas diferenças, atendendo todas as suas especificidades e diversidades. Trata-se, portanto de um assunto complexo e vasto, no qual se deve pensar como um todo até porque é preciso levar em conta a realidade de cada local. Issorequer um estudo mais aprofundado da vivência do surdo, suas dificuldades quotidianas e discutir práticas e teorias partindo de uma visão sociocultural e não apenas se atendo ao audiovisual. Isso admite cada ser humano como único, afinal quando falamos de inclusão é necessário levar em conta toda a bagagem cultural e social que o indivíduo já possui quando entra na escola.
A educação inclusiva éuma ação educacional humanística, democrática, amorosa, mas não piedosa, que percebe o sujeito em sua singularidade e que tem como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.
O conceito de educação inclusiva surgiu a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca. A ideia é que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em escolas de ensinoregular. O objetivo da inclusão demonstra uma evolução da cultura ocidental, defendendo que nenhuma criança deve ser separada das outras por apresentar alguma espécie de deficiência.
Do ponto de vista pedagógico esta integração assume a vantagem de existir interação entre crianças, procurando um desenvolvimento conjunto. No entanto, por vezes, surge uma imensa dificuldade por parte das escolas emconseguirem integrar as crianças com necessidades especiais devido à necessidade de criar as condições adequadas.
Com a Declaração de Salamanca surgiu o termo necessidades educativas especiais, que veio substituir o termo “criança especial”, termo anteriormente utilizado para designar uma criança com deficiência. Porém, este novo termo não se refere apenas ás pessoas com deficiência, este englobatodas e quaisquer necessidades consideradas “diferentes” e que necessitem de algum tipo de abordagem específica por parte de instituições. Num mundo cheio de incertezas, o Homem está sempre a procura da sua identidade e, por vezes, chega mesmo a procurar integrar-se na sociedade que o rodeia, pois fica um pouco “perdido”. A educação inclusiva apoia os deficientes numa educação especial.
AEducação Especial é o ramo da Educação, que se ocupa do atendimento e da educação de pessoas deficientes, ou seja, de pessoas com necessidades educativas especiais.
A Educação Especial é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo de necessidade, enquanto que outras se dedicam a vários. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação especial e educação inclusiva
  • a educação especial e a educação inclusiva
  • A educação especial no contexto da educação inclusiva
  • A educação especial no contexto da educação inclusiva
  • A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA FORMA ESPECIAL DE EDUCAÇÃO.
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL X EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva
  • Educação Especial Inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!