Educação especial inclusiva

Páginas: 15 (3658 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

MARIA DA PENHA FURTADO DE SOUZA

EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

RIO DE JANEIRO

2011

Identificação:

Aluna: Maria da Penha Furtado de Souza
RU: 392661
Telessala:
Tutor Responsável: Beatriz Junqueira
Estado: Rio de Janeiro – RJ

EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

1. hiperatividade e dislexia no contexto da educação

O conceito de inclusãoescolar compreende a necessidade de educar crianças com deficiências que dificultam o desenvolvimento cognitivo. Não somente trata-se de transmissão de conhecimento teórico, mas também de integração social, preparando-os, assim como alunos normais, a sociedade.
A inclusão concretiza na prática social o princípio da igualdade, onde todos os alunos devem ter acesso à educação de forma não segregadora,envolve um repensar radical da política e da prática e reflete um jeito de pensar fundamentalmente diferente sobre as origens da aprendizagem e as dificuldades de comportamento. A questão da integração de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar se torna igualmente um meio para facilitar a educação dos mesmos.
Os objetivos a serem alcançados pelo exercício da inclusão são:
•Propiciar a ampliação do acesso de alunos com necessidades especiais às classes comuns.
• Perceber que as crianças podem aprender juntas, embora tendo objetivos e processos diferentes.
• Levar os professores a estabelecer formas criativas de atuação com as crianças portadoras de deficiência.
• Propiciar um atendimento integrado ao professor de classe comum.
Para aeducação, o sujeito com deficiência é um aluno especial, cujas necessidades específicas demandam recursos, equipamentos e níveis de especialização definidos de acordo com a condição física, sensorial ou mental. Existem quatro categorias de deficiência reconhecidas pelo sistema educacional atual: Deficiência Visual (DV), Deficiência Física (DF), Deficiência Auditiva (DA) e Deficiência Mental (DM).Na presente pesquisa, serão especificadas as seguintes deficiências mentais: Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Dislexia.

1.1 HIPERATIVIDADE

A hiperatividade é uma síndrome persistente ou crônica, não havendo cura, e é caracterizada por desatenção, agitação, excesso de atividade, emotividade, impulsividade e baixo limiar de frustração (dificuldadepara adiar recompensas) afetam a integração da criança em todo o seu mundo: casa, escola, comunidade em geral. Os relacionamentos do indivíduo afetado são prejudicados pelo estresse provocado pelo comportamento inconstante e imprevisível. O desenvolvimento da personalidade e o progresso na escola também são afetados de forma negativa. Alguns casos de hiperatividade não se tratam de uma síndromecrônica, porém de conseqüências resultantes de ansiedade, frustração, depressão ou de uma criação imprópria. Como educadores, consideramos alunos com necessidades especiais aqueles que apresentam o temperamento hiperativo, indiferente da origem de tal comportamento.
Segundo o psiquiatra Ênio Roberto de Andrade, a hiperatividade só fica evidente no período escolar, quando é preciso aumentar o nível deconcentração para aprender. "O diagnóstico clínico, deve ser feito com base no histórico da criança". Por isso, a observação de pais e professores é fundamental. (ANDRADE, 2000, p. 30).
Geralmente os hiperativos, se mexem muito durante o sono quando bebês. São mais estabanados assim que começam a andar. Às vezes, apresentam retardo na fala, trocando as letras por um período mais prolongadoque o normal. Em casa, esses sintomas nem sempre são suficientes para definir o quadro. Na escola, porém, eles são determinantes.
A inteligência de pessoas hiperativas não é comprometida com a doença, mas "o principal empecilho para elas é a impulsividade e a falta de atenção, ferramentas importantes para o progresso dos estudos", afirma a psicopedagoga e psicanalista Maristane Dias....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação especial e educação inclusiva
  • Educação especial e educação inclusiva
  • Educação Especial Inclusiva
  • Ceteb
  • Educação especial e inclusiva
  • Historia da educação especial e inclusiva
  • O AUTISMO E A EDUCAÇAO ESPECIAL INCLUSIVA
  • Educação Especial e Inclusiva questionário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!