Educação Espartana

Páginas: 8 (1902 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
Educação Espartana


Valdecir José Schappo
Prof. Rakel de Queiroz
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de História (HID 0257) – História da Educação
09/11/2012


RESUMO

Este trabalho discorre sobre a educação grega com ênfase na educação espartana. Como era realizada a educação espartana e seus princípios morais. Na Grécia antiga aeducação tinha como principal objetivo a formação do cidadão, sendo que as cidades-estados tinham culturas parecidas, entretanto não eram seguidos os mesmos fundamentos e métodos. Em Esparta, a educação era baseada na formação de soldado, tinham como principal objetivo a glória, buscavam através da mitologia a inspiração das crianças. A educação era diferenciada entre meninos e meninas, sendo que osmeninos aos 07 anos entravam no sistema público de ensino, organizado pelo Estado, baseado em regime de educação militarista, e as meninas recebiam educação formal, ofícios domésticos e trabalhos manuais com suas mães.


Palavras-chave: Grécia Antiga, Educação Espartana, Esparta.


INTRODUÇÃO

Os métodos de educação utilizados em várias partes do mundo pode haver algum tipo de semelhança,mas desde muito tempo, as organizações vivem em constantes mudanças sempre em busca de qualidade, aperfeiçoamento, agilidade, flexibilidade, buscando o melhor método para ser aplicada a educação, e isso faz com que essa estrutura organizacional se adapte ao meio e a culturas existentes nos locais.

Na Grécia antiga, a educação espartana divergiu em muito nas bases educacionais dos gregos, queem suma, buscava o equilíbrio do corpo e mente, valorizava a música e a arte, com a finalidade de formar um cidadão. Os gregos, por serem em grande escala cosmopolitas, apreciava as culturas e se adaptavam fácil aos povos vizinhos.

Nesse sentido, dentro do tema “Educação na Grécia Antiga”, iremos enfatizar Esparta, cidade-estado grega, fundada pelos dórios, povo violento em sua origem, sendoesses xenofóbicos, ou seja, tinham aversão a pessoas e outras culturas estrangeiras. Vivam isolados, com agricultura de autossuficiente. A educação espartana visava à formação de soldados, sua base educacional era o ensino militar, sendo diferenciado o ensino para os meninos e para as meninas.

Nesse trabalho iremos falar da educação espartana, sendo que desde cedo eram preparados para aguerra, eram formados soldados, treinados para matar, sendo deixadas de lado as bases educacionais.

2. A GRÉCIA ANTIGA

A Grécia está localizada na Península Balcânica, com sua área territorial acidentada, montanhosa e solo pouco fértil, isolada de outros grupos humanos, mas com uma privilegiada costa marítima, a qual propiciou a navegação e o comércio marítimo. Suas principais cidades-estadosEsparta e Atena.

Com relação à religião, os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários Deuses, sendo que esse Deus tinha forma humana e sentimentos humanos, tais como dor, ódio, amor, piedade, etc. Na cultura, o povo grego realizava muitas esculturas e artes, baseadas na perfeição do corpo humano, pois cultuava um corpo perfeito. Em suma, a educação grega era baseada na formação decidadãos e no equilíbrio do corpo e da mente.

A filosofia surgiu na Grécia, buscando compreender racionalmente as transformações que ocorrem na época, surgiram os primeiros sinais da Filosofia, que significa amizade pela sabedoria e filósofo é aquele que ama a filosofia. Sendo os principais filósofos, Sócrates, Platão e Aristóteles.

A Grécia antiga teve seus períodos distintos, começandopelo Pré Homérico (séc. XX a XII a.C.), Período Homérico (séc. XII a VIII a.C.), Período Arcaico (séc. VIII a VII a.C.), Período Clássico (séc. V a IV a.C) e Período Helenístico, sendo que período se estende até a dominação Romana.

2.1 Esparta

Em Esparta o governo aristocrata (oligarquia) era composto por dois reis, chamada de Diarquia e possuía enormes poderes, decidiam sobre questões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação espartana
  • Educação espartana
  • Educação Espartana
  • Educação Espartana
  • A educação espartana
  • Educaçao espartana
  • Educação espartana
  • Educacao espartana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!