EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: OS DESAFIOS DA COMUNIDADE CIENTÍFICA PARA A INTERAÇÃO DA SOCIEDADE NA ENCULTURAÇÃO COM O SISTEMA DE CIÊNCIAS.

Páginas: 12 (2756 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
CIÊNCIAS NATURAIS-IB05
METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL



PRISCILA COSTA DE AZEVEDO




EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: OS DESAFIOS DA COMUNIDADE CIENTÍFICA PARA A INTERAÇÃO DA SOCIEDADE NA ENCULTURAÇÃO COM O SISTEMA DE CIÊNCIAS.



















MANAUS
2014
IZABEL PEREIRA UCHÔA
PRISCILA COSTA DE AZEVEDO




EDUCAÇÃO EMCIÊNCIAS: OS DESÁFIOS DA COMUNIDADE CIENTÍFICA PARA A INTERAÇÃO DA SOCIEDADE NA ENCULTURAÇÃO COM O SISTEMA DE CIÊNCIAS.





Projeto de pesquisa apresentado à Universidade
Federal do Amazonas como instrumento parcial
de avaliação para a disciplina de Metodologia da
Pesquisa Educacional.Orientador: Prof. Msc. Saulo Seiffert











Manaus
2014
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: OS DESÁFIOS DA COMUNIDADE CIENTÍFICA PARA A INTERAÇÃO DA SOCIEDADE NA ENCULTURAÇÃO COM O SISTEMA DE CIÊNCIAS.

RESUMO: A educação em ciências é muito importante para termos facilidade de entender tanto a natureza como a nós mesmos, e por essa razãoé recomendável que se tenha uma alfabetização cientifica, para poder haver uma interação alicerçada com o sistema de ciências, no entanto, parece que há uma falta de interesse e entendimento por grande parte da sociedade, e para confirmar essa hipótese foi feito no presente trabalho uma pesquisa de enquete sobre os desafios que promotores do ensino de ciências tendem a desbravar para que possahaver a promoção do saber cientifico em interação com a comunidade e discentes, onde através das respostas do questionário feito em escala likert, teve-se a comprovação da hipótese da problemática sobre a educação em ciências em todas as suas vertentes analisadas. Pode se dizer que a educação em ciência, provém não só de fatores sistematizados, mas também, da qualidade cultural que é influenciado navida de cada cidadão, propriedade esta que advém de relacionamentos enraizados com o cultivo científico, o que infelizmente no Brasil se faz critico, devido à alienação do sistema, da população e até mesmo do sujeito receptor intitulado aluno.


















Palavra-chave: Alfabetização. Enculturação. Interação. Ciências

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: OS DESÁFIOS DA COMUNIDADECIENTÍFICA PARA A INTERAÇÃO DA SOCIEDADE NA ENCULTURAÇÃO COM O SISTEMA DE CIÊNCIAS.

INTRODUÇÃO: A educação em ciências é um processo sistemático de grande relevância, para o meio universal, segundo os parâmetros curriculares nacionais, o conhecimento cientifico é fundamental, porém, não é suficiente porque advém de vários fatores que contribuem significativamente para o desenvolvimento do cidadãono âmbito cultural da ciência.

A corporação acadêmica reconhece que a educação em ciências é deficiente, e tem consciência de que há meios de reestruturar o ensino em ciências, contudo há uma grande lacuna não só pelo lado dos estudantes, mas também da sociedade que culpa a ciência por sua linguagem hermética e esotérica que as impossibilita da compreensão do mundo fora do senso comum.

Naperspectiva de Chassot a alfabetização cientifica não é assunto de interesse somente daquelas pessoas que estão ligadas a ciência, pois ela está no dia a dia de todos os indivíduos, e por essa razão deve ser um contexto de interesse comum do meio biótico no qual a sociedade está inserida.

No âmbito que diz respeito à ciência, se todas as pessoas a vivenciam em seu cotidiano, por que existe oanalfabetismo cientifico? O repúdio a educação cientifica se consiste por falta de interesse, compreensão ou de informação?

Para solucionar essas perguntas, esta pesquisa abordará os problemas da sociedade da atualidade, relacionada com o contexto científico, procurando identificar o nível de consciência da sociedade em relação às pesquisas cientificas, ressaltando a importância do papel da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencia E Educacao Na Sociedade Contemporanea
  • Metodologia científica
  • Educação e divulgação de ciências (desafios e perspectivas)
  • O surgimento da sociedade capitalista e da sociologia como ciência científica
  • Ciencia Tecnologia E Inova O Desafios Para A Sociedade Brasileira
  • Ciências da sociedade
  • ciencias e educação em ciencias
  • Ciências e sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!