Educação? educações: aprender com o índio.

Páginas: 2 (265 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
Pólo: Ipatinga

Já no resumo do seu artigo, Estado e Políticas (Públicas) Sociais, Eloisa de Mattos Höfling diz que “visões diferentes de sociedade, Estado, políticaeducacional geram projetos diferentes de intervenção nesta área”.
Comente este argumento e exemplifique sua resposta articulando-a com o que você estudou na disciplinaFilosofia sobre o que é educação, mais especificamente no texto: Educação? Educações: aprender com o índio.

O Estado possui a função de intervir nas diversas áreas dasociedade de forma distinta, objetivando amenizar desigualdades existentes entre as classes sociais, pois, cada um possui determinada cultura, uma vez que a educação não se aprendesomente na escola.
A Educação começa no ambiente familiar, se estende pelas ruas durante as brincadeiras de infância com os vizinhos e continua até a inclusão escolar,portanto já iniciamos a vida escolar com as noções básicas de educação, que se diferem de pessoa por pessoa devido ao ambiente social em que foi criado.
Exemplo claro destarelação que está descrito no texto Educação? Educações: aprender com o índio é a formação social do colonizador e do colonizado. Os indígenas com seus costumes e crençastotalmente diferentes do “homem branco” (colonizador) acreditam que a formação educacional dos mesmos não contribuem para a vida na tribo. Os colonizadores por sua vez,acreditam que ao ensinar os indígenas seus costumes e regras sociais estavam civilizando os mesmos.
Fica claro por este exemplo que cada formação social é distinta uma da outradevido ao ambiente de formação social, conclui-se portanto que não há como o Estado intervir de forma homogênea em uma sociedade tão heterogênea como a brasileira.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação educaçoes aprender com indio
  • “EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO”.
  • EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO
  • Educação educaçoes aprender com indio
  • Educação? educações: aprender com o índio
  • Resenha educação? educações: aprender com o índio
  • educacao aprender com os indio
  • Texto 1 – Educação? Educações: Aprender com o Índio BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo, SP:...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!