EDUCAÇÃO DIGITAL: O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇAO E DA COMUNICAÇÃO NA ESCOLA

Páginas: 19 (4701 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA












Educação digital: o uso das tecnologias da informaçao e da comunicação na escola


Ana Laura Carvalho Barreto RA: C2093E-9
Midiã Ribeiro RA: B9882I-0
Paula Moreira Ciabotti RA: C183BJ-0
Rosangela Donizete P. Buzon Pirota RA: C158CD-3










São José do Rio Preto – SP
2014
Introdução

Atualmente, os profissionais da educaçãose deparam com a cobrança de ter que incorporar as tecnologias de informação e comunicação (TICs) à sua prática em sala de aula. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) consideram as TICs como instrumento de aprendizagem escolar (BRASIL, 1998): “as tecnologias da comunicação e da informação e seu estudo devem permear o currículo e suas disciplinas" (BRASIL, 1999). Os PCNs apresentam-se comodiretrizes norteadoras do ensino e exercem certa influência na atuação docente, mas é da relação cotidiana com os alunos que vem a demanda pela diversificação de recursos e aproveitamento das possibilidades desses nas atividades educacionais (RODRIGUES, 2009).
As TICs apresentam-se para alguns educadores como um imenso oceano, ainda inexplorado, desconhecido e para outros fascinantes e cheios depossibilidades. No entanto, o processo de apropriação das TICs, envolve dois lados, de um lado a tecnologia e de outro a pedagogia. Desse modo, não é de se admirar as atitudes dos professores em relação às TICs. Muitos professores usam-nas na sua vida diária, mas não conseguem implementá-las a sua prática educacional, outros usam-nas em suas aulas, mas não alteram suas práticas, apenas uma minoriatenta associar as tecnologias as práticas pedagógicas (PONTE, 2000).
Para problematizar esse tema, se faz necessário conhecer um pouco a história da chegada dessas tecnologias às escolas e as mudanças provocadas nos saberes exigido do professor.
A informática educativa surgiu no Brasil na década de 1970, com experiências geradas em universidades públicas (MORAES, 1997). No entanto, somente nofinal da década de 70 as TICs começaram a ser utilizadas na educação, por meio do projeto educação com computador (EDUCOM). Porém, foi somente nos anos de 1981 e 1982, que o computador passou a ser visto como ferramenta para auxiliar o processo de ensino aprendizagem (NASCIMENTO, 2007; BORBA; PENTEADO, 2010) e, consequentemente, alvo de políticas públicas do governo brasileiro, para a educação.Essa nova cultura fez com que o Ministério da Educação (MEC) implantasse dois projetos: o EDUCOM (Computadores na Educação), em 1984 e o FORMAR, em 1986. O primeiro visava proceder a estudos e ações ligados diretamente ao desenvolvimento da informática educativa no País e o segundo, tinha foco na formação de recursos humanos para trabalhar pedagogicamente as novas ferramentas (MORAES, 1997). No anode 1989, foi instituído o Programa Nacional de Informática Educativa (PRONINFE) que ficou caracterizado pela criação dos Centros de Informática na Educação de 1º e 2º graus (CIED) que tinham a função de multiplicadores do emprego da informática em escolas públicas brasileiras (VALENTE, 1999). Em 1997, o PRONINFE foi substituído pelo Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO3) quepossibilitou a criação de laboratórios de informática educativa nas escolas públicas do País. A implantação do PROINFO objetivava: i) melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem; ii) possibilitar a criação de uma nova ecologia cognitiva nos ambientes escolares mediante incorporação adequada das novas tecnologias da informação pelas escolas; iii) propiciar uma educação voltada para odesenvolvimento científico e tecnológico; e iv) educar para uma cidadania global numa sociedade tecnologicamente desenvolvida (BRASIL, 1997). Todos esses programas contribuíram para que as tecnologias digitais chegassem às escolas públicas brasileiras.
As ações de inclusão digital dos alunos não pararam na implantação dos laboratórios de informática educativa. Em 2005, durante o Fórum Econômico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
  • O uso das tecnologias da informação e comunicação
  • O uso de tecnologias de informação e comunicação
  • O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NAS ESCOLAS
  • Uso das tecnologias da informação na educação
  • Educação e tecnologia da informação e comunicação
  • Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação
  • Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!