educação de surdos

Páginas: 8 (1969 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
 REOFERTA 2013/2
LIBRAS-80H
Aluno: Bermison Diniz de Diniz Matr: 20108325013
Formadora: Margareth Santos
Polo: S.S.B.V
ATIVIDADE I
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO MUNDO

1520 a 1584 – Espanha: Pedro Ponce de Leon inicia a educação dos surdos através do uso da Língua de Sinais e do alfabeto manual (essencial do método ponce), este se baseava na aprendizagem das palavrascomeçando pela leitura e escrita.

1613 – Espanha: Juan Pablo Bonet atribuiu grande importância à existência de um ambiente linguístico rico, além de priorizar o uso do alfabeto manual juntamente com a escrita para o ensino da fala. Defende que o treino da fala seja iniciando precocemente.

1616 a 1698 – Inglaterra: Holder defende que a reeducação deveria começar pelo ensino da escrita e utiliza oalfabeto de duas mãos para apoiar o treino da fala.

1620 – Espanha: Foi publicado o Livro Reduccion de las letras y artes para enseñar a hablar a los mudos, que falava da invenção do alfabeto manual de Ponce de Leon, por Juan Martin Pablo Bonet. Já em 1644 e 1648 foram publicados respectivamente, os livros: Chirologia e Philocopus, de J. Bulwer. Ambos eram acerca da língua de sinais. No entanto, oprimeiro acreditava na universalidade da língua e o segundo afirmava que a língua de sinais tinha a capacidade de expressar os mesmos conceitos que a língua oral.

1648 – Inglaterra: John Bulwer é o autor do 1º trabalho sobre leitura labial da língua inglesa, de cuja aprendizagem faz depender a posterior aquisição da fala.

1616 a 1703 – Inglaterra: O matemático e educador de surdos JohnWallis dedica pouca atenção à leitura labial e procede ao treino da fala independentemente do apoio no alfabeto manual. Inicia a reeducação através de gestos naturais usados pelos alunos para depois passar à escrita.

1626 a 1687 - Inglaterra: Jeorge Dalgarno atribui grande importância à educação precoce e ao ambiente linguístico em que a criança surda deve ser educada. Defende o uso contínuo dadatilologia desde o berço para permitir ao bebê o desenvolvimento da linguagem.

1715 a 1780 – Portugal: Jacob Rodrigues Pereira utiliza o alfabeto manual como apoio do ensino da fala.

1712 a 1789 – França: O abade l'Epée (Charles-Michel de l'Epée: 1712 -1789) defende que a mímica constituiu a linguagem natural ou materna dos surdos. Conclui que a linguagem dos gestos é um verdadeiro meio decomunicação e de desenvolvimento do pensamento”.

1750 – Alemanha: O Oralismo foi fundado por Samuel Heinicke, que adotou uma metodologia conhecida como o “método alemão”.

1750 – França: Charles-Michel de L´Epée envolveu-se com a comunidade surda, aprendeu a língua e acabou fundando em 1775 uma escola pública em sua própria casa, onde professores e alunos usavam os chamados “sinais metódicos”.1760 – França: l'Epée iniciou o trabalho de instrução formal com duas surdas a partir da Língua de Sinais que se falava pelas ruas de Paris, datilologia/alfabeto manual e sinais criados e obteve grande êxito, sendo que a partir dessa época a metodologia por ele desenvolvida tornou-se conhecida e respeitada, assumida pelo então Instituto de Surdos e Mudos (atual Instituto Nacional de JovensSurdos), em Paris, como o caminho correto para a educação dos seus alunos.

1817 - Estados Unidos: Thomas Hopkins Gallaudet e Laurent Clerc fundam a primeira Escola de Surdos em Harttord o AMERICAM ASYLUM FOR THE EDUCATION OF THE DEAF AND DUMB. Desde 1864 Gallaudet University.

1850 – Estados Unidos: A ASL, e não o inglês sinalizado passa a ser utilizada nas escolas, assim como ocorria na maiorparte dos países europeus. Nesse período, houve uma elevação no grau de escolarização dos surdos, que podiam aprender com facilidade as disciplinas ministradas em língua de sinais.

1860 – Estados Unidos: O método oral começa a ganhar força.

1869 – Estados Unidos: Surgiram então opositores à língua de sinais, que ganharam força a partir da morte de Laurent Clerc.

1880 – Itália: Em Milano,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A educação do surdo
  • Educação de surdos
  • educação de surdos
  • Educação de surdos
  • A educação de surdos
  • Educacao para surdos
  • educação de surdos
  • Educação de surdos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!