educação de surdos

Páginas: 8 (1974 palavras) Publicado: 1 de julho de 2013
























































SUMÁRIO




1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
DA PESQUISA 03

2 OBJETIVOS DA PESQUISA 03

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA 03

4 METODOLOGIA DO ESTÁGIO 06

5 CRONOGRAMA DO ESTÁGIO 08

REFERÊNCIAS DO PROJETO 08

ANEXOS DO ESTÁGIO 091 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA DA PESQUISA

Um dos grandes paradigmas na área da educação é a inclusão, com tantas leis que amparam essas pessoas especiais ela ainda esta engatinhando, se podemos assim dizer, dentro desse processo está a inclusão de deficientes auditivos em classes de ouvintes, sendo assim encontramos a Educação Bilíngue. Desde quando osurdo conquistou seus diretos, junto a leis e decretos, a educação bilíngue vem sendo construída de forma concreta e viável ao surdo e ao ouvinte. Com o Decreto n.5.626, de 22/12/05 os profissionais na área de educação de surdos conseguiram efetuar seus trabalhos com mais eficiência e clareza. A presença do Segundo Professor Bilíngue em sala de aula é uma grande vitória na educação do surdo, poiso mesmo tem domínio em Libras e Língua Portuguesa sendo este o mediador.

Área de concentração: Educação Inclusiva
Tema: A importância do professor bilíngue na educação de surdos.

2 OBJETIVO DA PESQUISA

Educação bilíngue é bastante complexa, com seus erros e acertos durante a história da educação do surdo, perante isso podemos destacar alguns objetivos da pesquisa a ser realizada.

-Identificar as dificuldades da alfabetização de uma criança surda em classe com ouvintes;
- Elaborar um instrumento alternativo, com recursos visuais para facilitar o ensino aprendizagem;
- Verificar as dificuldades e a eficácia do professor bilíngue como mediador.

3 EDUCAÇÃO DE SURDOS


Para compreender o processo de educação de pessoas surdas no Brasil é importante fazer umaretrospectiva histórica da Educação de Surdos. Na antiguidade as pessoas surdas já possuíam um papel de destaque na sociedade, porém muita das vezes, vistas como uma aberração. No Egito o surdo era visto como uma pessoa privilegiada era adorada como se fossem deuses, na China a pessoa surda era lançada ao mar, na Grécia e Roma eram considerados seres incompetentes, imperfeitos, incapazes de viver em umasociedade, em alguns momentos realizavam atividades como bobos da corte. Já no âmbito religioso durante a Idade Média a família que possuía um membro surdo, estaria na visão religiosa pagando determinados pecados.

Por muitos anos o Surdo foi visto como pessoas loucas, demoníacas, incapazes de ter uma vida normal, sendo assim sempre excluído da sociedade em que estava inserido. A marca nessesperíodos foi insistência do método oral, a pertinência em fazer o surdo falar foi um dos marcos importante na realização de congressos em Milão em 1872 e 1880 no qual teve o Oralismo como método oficial na educação dos surdos.

A educação do surdo no Brasil por muitos anos foi marcada pela grande preocupação de fazer o surdo falar, aprender a ler e escrever eram muito menos importantes. O métododo Oralismo teve um longo percurso até que em 1855 o francês Eduard Huet migrou-se para o Brasil e apoiado por Dom Pedro II, fundou o Imperial Instituto de Surdos e Mudos, hoje o atual INES, onde no mesmo teve o início da alfabetização de crianças com 7 anos de idade pelo método da língua de sinais.

Após passar por diversas dificuldades, caminhos tortuosos, longos e diversosimpasses educacionais e ideológicos, três abordagens foram destaques na educação do surdo no Brasil: Abordagem Oralista a qual se pretendia capacitar à pessoa surda na linguagem oral, ficando em segundo plano a aquisição do saber; Abordagem de Comunicação Total admitia-se o uso da linguagem gestual, porém a mesma era vista como uma transição para linguagem oral e por fim Abordagem Bilíngue onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação de surdos
  • A educação do surdo
  • Educação de surdos
  • Educação de surdos
  • A educação de surdos
  • Educacao para surdos
  • educação de surdos
  • Educação de surdos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!