Educação de surdos no brasil

Páginas: 18 (4479 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
FACULDADE SANTO AGOSTINHO
CURSO: PÓS- GRADUAÇÃO EM LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS
DISCIPLINA: LINGUISTICA DA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS

A EDUCAÇÃO DOS SURDOS E A ESTRUTURA GRAMATICAL DA LIBRAS

Teresina-PI
Outubro-2011

CARLENE BORBA LIMA
EVA PEREIRA SANTOS
FRANCILENE ARAÚJO LOPES DE OLIVEIRA
GEORGE SALES QUEIROZ
ROSA MARIA UCHÔA SANTOS

Trabalho apresentado àdisciplina Linguística da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS ministrada pela Profª Evana Silva, no curso de Pós-Graduação em Libras na Faculdade Santo Agostinho.

Profª. Ms. Evana Araújo Silva


Teresina-PI
Outubro-2011
SUMÁRIO


1APRESENTAÇÃO..............................................................................................04
2 EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO MUNDO........................................................06

3 EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL.........................................................06

4 FILOSOFIAS EDUCACIONAIS.........................................................................07
5LEGISLAÇÃO....................................................................................................10
6 LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS......................................................10
7 ESTRUTURA GRAMATICAL DA LIBRAS.........................................................11
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................18REFERÊNCIAS..................................................................................................19



1-APRESENTAÇÃO

Durante toda a história da educação encontra-se dados de que os surdos eram considerados seres incapazes de conviverem com os ouvintes e muitos foram e continuam sendo os problemas de inclusão e integração na escola, sociedade, trabalho, lazer, etc. Este trabalho tem por finalidade fazer uma retrospectiva de estudo eanálise a respeito da temática da Educação dos Surdos no Brasil e no Mundo. Na historia da Educação de Surdos buscamos os conhecimentos e fundamentos filosóficos, históricos, sociológicos e econômicos, e com isto, procuramos refletir a realidade da educação de surdos no Brasil. A análise busca entender toda a trajetória da criação do Imperial Instituto dos Surdos Mudos em 1857, por um professorsurdo vindo da França, Ernest Huet, auxiliado pelo Imperador D. Pedro II, bem como uma abordagem da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS. A língua de sinais, que possui riquezas lingüísticas da mesma forma que as línguas orais, oferece as mesmas possibilidades de constituição de significados cumprindo, assim, um papel fundamental na educação de surdos.
O presente trabalho objetiva, portanto,evidenciar a importância da LIBRAS para o desenvolvimento do surdo, partindo da constatação de que a língua natural dos surdos é a língua de sinais. As bases teóricas foram buscadas no campo de estudos, aplicando como metodologia a pesquisa bibliográfica, destacando autores que dedicaram parte de suas vidas em estudos e pesquisas buscando meios para as situações em que vivem os mesmos. O objetivoprincipal é o desenvolvimento da educação das pessoas surdas e seu modo peculiar de comunicação. Contribuindo para que o surdo e seus educadores, aprendam uma forma de comunicação alternativa, que facilite o aprendizado e a comunicação deste indivíduo dentro da sua realidade, com uma linguagem natural, fácil, rápida e eficaz para ele, como a Libras e, assim sendo, poder desenvolver como uma segundalíngua a língua materna do seu País.
Atualmente há dados que comprovam que o indivíduo surdo ao desenvolver a Língua Brasileira de Sinais (Libras) consegue minimizar as dificuldades de comunicação entre e o indivíduo ouvinte, por ser mais natural ao surdo, aprendendo com mais facilidade e tendo a oportunidade de acesso a uma linguagem completa. Os professores fazendo uso dessa forma de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história da Educação de Surdos no Brasil
  • História da educação dos surdos no brasil
  • PORTFOLIO A Educação dos surdos no Brasil
  • História da Educação dos surdos no Brasil
  • A educação de surdos no brasil
  • A retrospectiva da educação de surdos no Brasil
  • historia da educação para surdos no brasil
  • Como surgiu a educação dos surdos no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!