Educação de jovens e adultos

Páginas: 16 (3759 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
1. Introdução

O presente relatório apresentará todo o processo desenvolvido para a realização do Estágio Curricular Obrigatório na Educação de Jovens e Adultos, bem como trazer várias referências e experiências realizadas num espaço onde se puderam vivenciar na prática muitas das teorias obtidas em estudos e sala de aula. Tanto na observação quanto na prática em Gestão, pôde-se aprender erealizar a maioria dos objetivos, fazendo assim com que todos os participantes aprendessem de alguma forma com o estágio.
O perfil dos alunos e alunas da EJA é de pessoas que na sua maioria, trabalham durante o dia e retomam seus estudos à noite, a fim de que possam concluí-lo, adquirindo seu diploma e pleitear um trabalho melhor, também é o objetivo da grande maioria. Porém, como já se tratou noinício, a maioria desiste ou repete, e o projeto de trabalho no estágio na EJA foi baseado nas solitação da equipe diretiva e coordenadoria pedagógica da escola, bem como nas pesquisas com o corpo docente e discente, buscou-se então material para se fazer um trabalho motivacional em cima dos alunos e alunas da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rosa, porém, o que não se esperou, é que maispessoas fossem motivadas, onde no percurso deste relatório, muitos relatos satisfatórios será apresentado, graças a um trabalho também motivador para o grupo de estagiárias do Centro Universitário Metodista – IPA.

1.1 Caracterização do local de estágio
O estágio curricular na EJA foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rosa onde está situada na Avenida Bernardino Oliveira Paim, nº665, bairro Ruben Berta, na periferia da cidade Porto Alegre. Foi fundada em 10 de setembro 1962 e tem como mantenedora a Secretaria de Estado da Educação.
Está constituída por três prédios, sendo que um é uma construção mais recente, onde está abrigado o refeitório, a cozinha, quatro banheiros, laboratório de ciências e oito salas de aula. Os outros dois prédios têm 46 anos de existência,funcionando a secretaria, direção, supervisão, sala dos professores, salas de aula da EJA, biblioteca, sala de vídeo e a casa do vigia. Estes prédios estão em condições precárias, com goteiras, infiltração, sem manutenção quanto à pintura, aberturas e iluminação e a quadra de esportes está em manutenção “eterna”, demonstrando o abandono.
Atualmente estão matriculados aproximadamente 1.419 alunos,sendo 148 na modalidade da EJA. O corpo docente é composto por 54 professores, 10 atendem a EJA. A escola possui 13 funcionários para o atendimento na secretaria, merenda e limpeza. As 51 turmas se dividem em três turnos (23 pela manhã, 14 à tarde e 14 à noite), onde seis correspondem a EJA (T1, T2, T3, T4, T5 e T6). As totalidades 1 e 2, que corresponde a 1ª a 4ª do Ensino Fundamental, dividem amesma sala, formando uma única turma. A Totalidade 3, representa a 5ª série, a T4 representa a 6ª série, a T5 a sétima série e a T6 equivale a 8ª série do ensino fundamental.
As turmas da EJA são na sua maioria composta por jovens, trabalhadores ou em busca de um emprego, realizando estágios ou curso profissionalizantes. São pessoas advindas de uma comunidade muito carente, que invadiram terrenosbaldios, fugindo do aluguel e ali se instalaram, hoje convivendo com a violência de gangues, o tráfico de drogas, a violência doméstica e a insegurança, fruto da desigualdade social e da falta de políticas públicas. Os alunos adolescentes estão na fase da busca da sua identidade, intercalando momentos de rebeldia e introspecção. Acredito que muitos usam esta rebeldia e agressividade como uma máscarapara sua proteção, para não se frustrarem, mantendo uma distância dos professores e até mesmo dos outros colegas.
A infra-estrutura do bairro é boa, com posto de saúde, posto policial, indústrias (Seven Boys, Tecnomoageira), pequenos comércios, SENAI , Telecentro , creches comunitárias e municipais, escolas de ensino fundamental estadual e municipal, uma linha de ônibus muito boa, a Conorte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos na atualidade
  • Eja educação jovens e adultos
  • Educacao De Jovens E Adultos
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!