Educação de Jovens e Adultos

Páginas: 8 (1751 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014




Nome: Elisangela Correia Santiago dos Santos - RA: 912122195
Nome: Marleila Jose de Carvalho - RA: 1712103307 
Nome: Maura Graziela da Silva - RA: 1712101170 
Nome: Silvia Rocha da Silva Leite - RA: 912110931 
Nome: Sonia Maria Teixeira dos Santos Oliveira - RA: 912111307 




“Atividade de Educação deJovens e Adultos (EJA)”





















SÃO PAULO – 2013

Nome: Elisangela Correia Santiago dos Santos - RA: 912122195
Nome: Marleila Jose de Carvalho - RA: 1712103307 
Nome: Maura Graziela da Silva - RA: 1712101170 
Nome: Silvia Rocha da Silva Leite - RA: 912110931 
Nome: Sonia MariaTeixeira dos Santos Oliveira - RA: 912111307 




“Atividade de Educação de Jovens e Adultos (EJA)”




Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Educação de Jovens e
Adultos (EJA), ministrada pela Professora Andréia Martins,
Universidade Nove de Julho, Campus Memorial,
Curso de Pedagogia, Turma 4º C, como
Requisito de avaliação do AV 1 - 4º Semestre.




São Paulo 2013
Apresente análise deixa evidente que atualmente a EJA está mais conhecida e mais divulgada, no entanto, ainda é possível se deparar com diversos preconceitos e também com a discriminação em nossa sociedade. E uma delas é contra as pessoas analfabetas, inclusive no mercado de trabalho ocorre muito essa discriminação, pois são consideradas incapazes por não saberem ler, ou seja, não existe emprego paraelas, isso ocorre porque o preconceito existe, e o ser humano infelizmente, não consegue avaliar as qualidades em uma pessoa, e sim os defeitos.
Há muitos outros casos preconceituosos que ocorrem no cotidiano de nossa sociedade, mas que poderiam ser evitados. Sendo assim para melhorar a EJA nas escolas, é de extrema importância tomar algumas atitudes, como: divulgar ainda mais a existência da EJAna escola, dar palestras nas escolas nos finais de semana, para explicar como funciona e como participar, os professores devem apoiar os alunos da EJA, dando espaço para eles se expressarem, contar suas experiências, na qual, se sintam acolhidos e em um ambiente agradável, os professores da EJA não devem tratar os alunos da EJA como crianças e infantilizar os conteúdos, a escola pode pedir aparticipação dos alunos da EJA, quando ocorrer projetos nas escolas, para eles auxiliarem os professores na sala de aula, bem como, o professor pode permitir que cada dia um aluno conte uma experiência de sua vida, na qual o fez sentir orgulhoso de si mesmo, como um roda de conversa. A escola também pode promover uma exposição, divulgando os trabalhos dos alunos da EJA, como pinturas, montagens, entreoutros.
Desta maneira os alunos da EJA se sentirão inclusos, capazes e reconhecidos por seus trabalhos, tendo em vista, que o incentivo dos educadores e da escola é primordial para que estes alunos não desistam de seus objetivos...
A EJA pode contribuir para reverter o preconceito, contratando professores preparados para receber esses alunos, que já se encontram desanimados depois de um dia detrabalho. O professor precisa estar disposto em ajudar, ter paciência e coerência, tendo em vista, que se o aluno não se sentir acolhido, ele acaba desistindo, pois já está cansado e por ter muitos outros afazeres.
A EJA surgiu em detrimento de uma necessidade de se alfabetizar pessoas que de uma forma ou de outra foram impedidas de concluir os estudos na idade certa. É louvável quandoencontramos alunos determinados para recuperar o tempo perdido, e mais ainda quando esse aluno encontra um professor dedicado que traz a realidade do aluno da EJA, para dentro da sala de aula.
De certa forma ficaram lacunas na aprendizagem que jamais serão preenchidas, mesmo se o aluno se empenhar para ampliar seus conhecimentos, pois a formação é rápida demais. Assim como a formação regular da escola...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos na atualidade
  • Eja educação jovens e adultos
  • Educacao De Jovens E Adultos
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!