Educação de jovens e adultos

Páginas: 5 (1197 palavras) Publicado: 25 de junho de 2011
Curso de Pedagogia

Módulo Eletivo: Educação de Jovens e Adultos

Dossiê Único

Unidade 1

3. Qual a diferença básica entre o método de Paulo Freire e o antigo Mobral?

A diferença básica entre o método de Paulo Freire e o antigo Mobral, consiste na forma como se escolhiam as “palavras geradoras”. No método Paulo Freira elas eram extraídas do cotidiano dosalunos, ao passo que no MOBRAL, estas palavras eram definidas por tecnocratas que as elegiam a partir de estudo das necessidades humanas básicas.

4. Qual a função da EJA?

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de jovens e  adultos, esta modalidade possui três funções, a saber:

• Reparadora: refere-se não só à entrada dos jovens e adultos nocircuito dos direitos civis pela restauração de um direito negado: o direito a uma escola de qualidade, mas também o reconhecimento da igualdade ontológica de todo e qualquer ser humano de acesso a um bem real, social e simbolicamente importante;
• Equalizadora: relaciona-se à igualdade de oportunidades que possibilitarão aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vidasocial, nos espaços da estática e nos canais de participação;
• Qualificadora: refere-se à educação permanente, com base no caráter incompleto do ser humano, cujo potencial de desenvolvimento e de adequação pode se atualizar em quadros escolares ou não-escolares.

Bibliografia:
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CARUARU. E.J.A. em Caruaru. Disponível em: Acesso em: 08 abr. 2011.Unidade 3

2. Qual o perfil dos alunos que ingressam nos Cursos de EJA?

Os alunos que ingressam nos Cursos da EJA são protagonistas de histórias reais e ricos em experiências vividas, apresentam uma diversidade muito grande, quando pensamos em seus traços de vida, suas origens, idades, vivências profissionais, histórias escolares, ritmos de aprendizagem eestrutura de pensamento.
Eles vivem no mundo adulto do trabalho, com responsabilidades sociais e familiares, com valores éticos e morais formados a partir da experiência, do ambiente e da realidade cultural em que são inseridos, do saber sensível e cotidiano. De maneira geral podemos dizer que são trabalhadores, com pouco poder aquisitivo, com relações restritas e com baixa autoestima.4. De acordo com a leitura do texto, quais são as condições que levam uma pessoa a frequentar uma sala de EJA?

A partir da leitura do texto podemos constatar que as condições que levam uma pessoa a frequentar uma sala de Educação de Jovens e adultos são: o envolvimento da família e do patrão, as condições de acesso e a distância entre a casa e a escola, a possibilidade de custear osestudos, entre outras. Diante de tantas condições, ir para a escola torna-se um projeto de vida, um desafio para o aluno da EJA, sendo muito comum, as idas e vindas de ingressos e desistências por parte do alunado.

5. Por que um professor de EJA deve conhecer os saberes e habilidades de seus alunos?

Considerando que o trabalho exerce um lugar especial na Educação de Jovens e Adultos,uma vez visto como motivo pelo qual deixaram a escola ou pelo qual retornaram a ela, os professores da EJA devem conhecer os saberes e habilidades dos alunos em função dos trabalhos que realizam, pois muito do que se pretende ensinar na escola tem relação direta com estas atividades realizadas pelos alunos.
Torna-se muito importante que o professor estabeleça estas relações, proponha apartir delas a construção de novos conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades outras, que possibilitem uma atuação mais eficiente no mundo do trabalho.

7. Por que ensinar na escola tem relação direta com o que fazem os alunos e alunas em seu cotidiano?

Ensinar na escola tem relação direta com o que fazem os alunos, porque o trabalho realizado por eles, em seu cotidiano,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos na atualidade
  • Eja educação jovens e adultos
  • Educacao De Jovens E Adultos
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!