Educação de jovens e adultos - alfabetização

Páginas: 23 (5510 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER

JANICE NUNES BIZINELA



















EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ALFABETIZAÇÃO
























CASCAVEL
2010

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
JANICE NUNES BIZINELA













EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ALFABETIZAÇÃO








Trabalho deConclusão de Curso apresentado à Faculdade Internacional de Curitiba, como requisito para obtenção do Título de Pedagogia.







CASCAVEL
2010















“O homem é um ser de relações e o aprendizado se faz com o outro. Não posso pensar pelo outro, mas com o outro, e assim o aprendizado é um diálogo permanente com a realidade, e dessa maneira homens e mulhereslibertam-se se seguem em marcha”.

PAULO FREIRE
























Agradecimentos

Quero agradecer a Deus que sempre me iluminou nos momentos difíceis. Em especial a minha filha Laura que me acompanhou em quase todos os encontros das aulas, que juntas rimos e choramos. Ao meu esposo Léo mesmo não estando sempre junto, me deu incentivo eestimulo para que acreditasse em meu futuro.
A minha irmã Vera por ter me incentivado a fazer o curso. Aos meus pais também por sempre rezarem por mim. A todos os familiares e amigos que de alguma maneira contribuíram para minha formação acadêmica.




SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................06
2.CONCEPÇÕES DE ENSINO ADOTADAS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS...................................................................................................................09
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................18REFERÊNCIAS..........................................................................................................23
ANEXO I – QUESTÕES PARA PROFESSORES......................................................24
ANEXO II – QUESTÕES PARA ALUNOS.................................................................25






















1 INTRODUÇÃO

Sabemos que a procura de jovem e adulto pela escola, não se da de forma simples. Ao contrário, em muitos casos, trata-se de umadecisão que envolve as famílias, os patrões, as condições de acesso e as distâncias entre casa e escola, as possibilidades de custear os estudos, muitas vezes, trata-se de um processo contínuo de idas e vindas, de ingressos e desistências. Ir à escola, para um jovem ou adulto, é antes de tudo, um desafio, um projeto de vida.

Além disso, a escola que os alunos têm em seu imaginário aquela que conheceporque já passaram por ela anos atrás, ou porque acompanham o cotidiano de seus filhos, nem sempre é aquela com que se deparam nos primeiros dias de aula. Nesses casos esperam encontrar o modelo tradicional de escola, ou seja, um lugar onde predominam aulas expositivas, com pontos copiados da lousa, onde o (a) professor (a) é o único detentor do saber e transmite conteúdos que são recebidospassivamente pelo(a) aluno(a).

Esperam muita lição de casa porque acreditam que a quantidade de treino leva a boa aprendizagem. Especialmente, os alunos mais velhos se mostram resistente à nova concepção de escola que os coloca como sujeitos do processo educativo, que espera deles prática ativa de aprendizagem. Muitos, ao se depararem com uma aula na qual são convidados a pensar juntos, em grupo; aresolver desafios diferentes dos exercícios mais convencionais; a ler textos literários, a aprender com a música, a poesia, o jornal; a fazer matemática com jogos e cálculos diversos, construir projetos; estranham, resistem e acreditam não ser o caminho para aprender o que a escola ensina.

Sendo assim grande parte dos alunos jovens e adultos que buscam a escola, esperam dela um espaço que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • AS METODOLOGIAS PARA ALFABETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos
  • Alfabetização e Letramento na Infância e na Educação de Jovens e Adultos.
  • A educação de jovens e adultos surdos e a alfabetização matemática
  • Alfabetização de jovens e adultos
  • OS SUJEITOS DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • Alfabetização de jovens e adultos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!