Educação de jovens e adultos: conceito historico

Páginas: 4 (830 palavras) Publicado: 17 de março de 2013
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONCEITO HISTÓRICO
Alfabetizar jovens e adultos não é um ato apenas de ensino – aprendizagem é a construção de uma perspectiva de mudança; no inicio, época dacolonização do Brasil, as poucas escolas existentes era pra privilégio das classes média e alta, nessas famílias os filhos possuíam acompanhamento escolar na infância; não havia a necessidade de umaalfabetização pra jovens e adultos, as classes pobres não tinham acesso à instrução escolar e quando a recebiam era de forma indireta.
A educação escolar no período colonial, ou seja, a educaçãoregular e mais ou menos institucional de tal época, teve três fases: a de predomínio dos jesuítas; a das reformas do Marquês de Pombal, principalmente a partir da expulsão dos jesuítas do Brasil e dePortugal, e a do período em que D. João VI. O ensino dos jesuítas tinha como fim não apenas a transmissão de conhecimentos científicos, escolares, mas a propagação da fé cristã. A história da educaçãode jovens e adultos no Brasil nesta época não se constatou iniciativas governamentais significativas. Os métodos jesuíticos permaneceram até a expulsão dos jesuítas, neste período, Pombal organizava asescolas de acordo com os interesses do Estado, com a chegada da família Real ao Brasil a educação perdeu o seu foco que já não era amplo.
Após a proclamação da Independência do Brasil foi outorgadaa primeira constituição brasileira e no artigo 179 dela constava que a “instrução primária era gratuita para todos os cidadãos”; mesmo a instrução sendo gratuita não favorecia as classes pobres, poisestes não tinham acesso à escola, ou seja, a escola era para todos, porém, inacessível a quase todos.
No Brasil, o discurso em favor da Educação popular é antigo: precedeu mesmo a proclamaçãoda República. A constituição de 1934 não teve êxito, pois Getúlio Vargas o então presidente da república tornou – se um ditador através do golpe militar e criou um novo regime o qual chamou de:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eja educação de jovens e adultos um breve historico
  • Fundamentos sócio históricos e políticos da educação de jovens e adultos
  • Aspectos históricos da educação de jovens e adultos no brasil
  • Fundamentos sócio históricos e políticos da educação de jovens e adultos
  • Eja educaçao de jovens e adultos
  • Trabalho de educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!