Educação de jovens e adulto

Páginas: 6 (1329 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS-FINOM



















EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

ALUNO




















PARACATU – MG
OUTUBRO/2011


FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS-FINOM



















EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

ALUNO





Portifólio apresentado ao Curso de PedagogiaEAD da Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM, como requisito parcial para a Disciplina: Educação para as Necessidades Educativas Especiais.


Profª: Ana Paula Giordane de Castro

Unidade Autônoma de Estudo: Ped-4-031








PARACATU – MG
OUTUBRO/2011

1- INTRODUÇÃO



Essa modalidade educativa, tem especial relevância a consideração de suas dimensões social, ética e política. O ideário da Educação Popular, referência importante na área, destaca o valor educativo do diálogo e da participação, a consideração do educando como sujeito portador de saberes, quedevem ser reconhecidos. Educadores de jovens e adultos identificados com esses princípios têm procurado, nos últimos anos, reformular suas práticas pedagógicas, atualizando-as ante novas exigências culturais e novas contribuições das teorias educacionais.
Muitos professores que integram os programas de educação de jovens e adultos têm ou já tiveram experiências com ensino regular infantile, baseados nessa experiência, colocam-se questões. Os métodos e conteúdos da educação infantil servem para os jovens e adultos? Quais as especificidades dessa faixa etária?
Vamos procurar na medida do possível responder a essas indagações e aos desafios apresentados por seus alunos, vão tentando adaptações, mudanças de postura, de estratégias e de conteúdos.2- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


A educação básica de adultos começou a delimitar seu lugar na história da educação no Brasil a partir da década de 30, quando finalmente começa a se consolidar um sistema público de educação elementar no país. Neste período, a sociedade brasileira passava por grandes transformações, associadas ao processo de industrialização e concentraçãopopulacional em centros urbanos. A oferta de ensino básico gratuito estendia-se consideravelmente, acolhendo setores sociais cada vez mais diversos. A ampliação da educação elementar foi impulsionada pelo governo federal, que traçava diretrizes educacionais para todo o país, determinando as responsabilidades dos estados e municípios. Tal movimento incluiu também esforços articulados nacionalmentede extensão do ensino elementar aos adultos, especialmente nos anos 40.
Com o fim da ditadura de Vargas em 1945, o país vivia a efervescência política da redemocratização. A Segunda Guerra Mundial recém terminara e a ONU- Organização das Nações Unidas, alertava para a urgência de integrar os povos visando a paz e a democracia.
Nesse período, a educação de adultos define suaidentidade tomando a forma de uma campanha nacional de massa, a Campanha de Educação de Adultos, lançada em 1947. Pretendia-se, numa primeira etapa, uma ação extensiva que previa a alfabetização em três meses, e mais a condensação do curso primário em dois períodos de sete meses. Depois, seguiria uma etapa de “ação em profundidade”, voltada à capacitação profissional e ao desenvolvimentocomunitário. Nos primeiros anos, sob a direção do professor Lourenço Filho, a campanha conseguiu resultados significativos, articulando e ampliando os serviços já existentes e estendendo-os às diversas regiões do país. Num curto período de tempo, foram criadas várias escolas supletivas, mobilizando esforços das diversas esferas administrativas, de profissionais e voluntários. O clima de entusiasmo começou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos na atualidade
  • Eja educação jovens e adultos
  • Educacao De Jovens E Adultos
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!