Educação de crianças de 0 a 5 anos

Páginas: 8 (1866 palavras) Publicado: 29 de maio de 2012
[pic]


















































































As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, foram criadas para orientar a organização das instituições escolares que se dedicam ao atendimento de crianças da faixa etária (0 a 5 anos). Taisdiretrizes, de caráter obrigatório, estabelecem exigências para as instituições de educação infantil, principalmente quanto às orientações curriculares e processos de elaboração de seus projetos pedagógicos, além de estabelecer, entre outros, os princípios éticos, políticos e estéticos que devem fundamentar as propostas pedagógicas na Educação Infantil, a adoção da metodologia do planejamentoparticipativo e afirmam a autonomia das escolas na definição da abordagem curricular a ser adotada. Sintetizam também concepções e práticas que já vinham sendo historicamente formuladas na literatura e prática educativa, posto que, tomam por referência a associação entre educação e cuidado, no atendimento de crianças do zero aos cinco anos. As Diretrizes expõem o que deve ser considerado como funçãosociopolítica e pedagógica das instituições de Educação Infantil. Tais pontos refletem grande parte das discussões na área e apontam o norte que se deseja para o trabalho junto às crianças.
A questão pedagógica é tratada de maneira onde a Educação Infantil é parte integrante da Educação Básica, como diz a Lei nº 9.394/96 em seu artigo 22, cujas finalidades são desenvolver o educando,assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, essas finalidades devem ser adequadamente interpretadas em relação às crianças pequenas. Nessa interpretação, as formas como as crianças, nesse momento de suas vidas, vivenciam o mundo, constroem conhecimentos, expressam-se, interagem e manifestam desejos ecuriosidades de modo bastante peculiares, devem servir de referência e de fonte de decisões em relação aos fins educacionais, aos métodos de trabalho, à gestão das unidades e à relação com as famílias. Elas devem ainda trabalhar pela redução das desigualdades sociais e regionais e a promoção do bem de todos (artigo 3 incisos II e IV da Constituição Federal). Contudo, esses compromissos a seremperseguidos pelos sistemas de ensino e pelos professores também na Educação Infantil enfrentam uma série de desafios, como a desigualdade de acesso às creches e pré-escolas entre as crianças brancas e negras, ricas e pobres, moradoras do meio urbano e rural. Também as condições desiguais da qualidade da educação oferecida às crianças em creches e pré-escolas impedem que os direitos constitucionaisdas crianças sejam garantidos a todas elas. Todos os esforços então se voltam para uma ação coletiva de superação dessas desigualdades. As Diretrizes partem de uma definição de currículo e apresentam princípios básicos orientadores de um trabalho pedagógico comprometido com a qualidade e a efetivação de oportunidades de desenvolvimento para todas as crianças, onde há uma grande importância deparceria com as famílias, e essas experiências devem ser concretizadas em práticas cotidianas dentro das instituições e ainda recomendam um processo de avaliação e de transição da criança ao longo de sua trajetória na Educação Básica.
Os princípios expostos devem sustentar as práticas de Educação infantil e privilegiar aprendizagens como: ser solidário com todos os colegas, respeitá-los,não discriminá-los e saber por que isto é importante, aprender a fazer comentários positivos e produtivos ao trabalho dos colegas, a apreciar suas próprias produções e a expor a adultos e crianças o modo como as fez. Na integração dessas metas, “a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo principal promover o desenvolvimento integral das crianças garantindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação da Criança de 0 a 5 anos
  • A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 5 ANOS
  • Observação de crianca 0-5 anos
  • Educação de criança de 0 a 05 anos
  • Educação infantil 0- a 5 anos
  • Educação infantil de 0 a 5 anos
  • Educação de criança de 0 a5 anos
  • Educação da crianças de 0 a 2 anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!