EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES

Páginas: 47 (11512 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2014
INTRODUÇÃO


No decorrer da história educacional do Brasil, o atendimento ao superdotado teve início com a professora Helena Antipoff na década de 50, do século XX, que recebia grupos, dos então chamados bem-dotados, em uma fazenda onde desenvolvia atividades multidisciplinares durante as férias escolares. A professora Helena percebia que os Superdotados necessitavam de consideração especialno lar, na escola e na sociedade.
Após meio século, entretanto, apesar de ser considerado superdotado, a sociedade educacional não vê o educando que tem talentos especiais, como merecedor de adaptações curriculares como qualquer indivíduo que apresenta necessidades educacionais especiais. São indivíduos que apresentam diferenças dentro da diversidade que é característica do universo humano,portanto, os superdotados requerem que o ensino seja adequado às suas necessidades específicas. O potencial que estes indivíduos apresentam somente será aproveitado em sua plenitude se tais necessidades sejam atendidas no lar, na escola e na comunidade.
Apesar do avanço significativo de estudos sobre questões relacionadas á superdotação, nas duas últimas décadas, pode-se considerar que o alunosuperdotado é negligenciado no contexto escolar. Na literatura sobre o assunto encontram-se estudos referindo-se ao currículo, desenvolvimento sócio-afetivo, intervenção psicológica, mas, observa-se que são raras as pesquisas que fundamentam teoricamente a prática pedagógica, com educandos que apresentam capacidades especiais. A ausência de estudos sobre o tema acarreta lacunas, as quais originam mitossobre o educando superdotado. Os autores demonstram também, a preocupação pela ausência de investimento na educação do Superdotado (Pérez, 2003; Alencar e Fleith, 2001; Schiff, 1994).
Sem uma prática pedagógica efetiva que contemple a diversidade a escola para estes indivíduos constitui um contexto sem desafios, desmotivando-os. Com isto, o aluno pode ter um desempenho acadêmico aquém de suaspotencialidades.
No que se refere ao processo de aprendizagem do aluno superdotado, estudos clássicos, como por exemplo, o de Arn e Frierson (apud Novaes, 1981) sugere que um programa de atendimento a superdotados não pode ser ter como objetivo somente o desenvolvimento intelectual, deve-se considerar também o crescimento pessoal e a interação social. Simplesmente acelerar o processo educacionaldo superdotado pode acarretar uma prática pedagógica reducionista provocando comprometimento em outros âmbitos do desenvolvimento.
Portanto, para uma prática pedagógica efetiva deve-se considerar não somente a potencialidade intelectual, o que origina a necessidade de aprofundamento de um corpo de conhecimentos que subsidiem a construção desta prática.
A ausência de estudos que favoreçam oconhecimento sobre as características do aluno que apresentam altas habilidades, outra denominação do superdotado, tem provocado a formação de mitos e crenças populares, alguns decorrentes de características próprias desses indivíduos, outros, de preconceitos sócio-culturais e/ou ideológicos (Pérez, 2003).
A questão que norteou e motivou este estudo, desta forma, é sobre os mitos e realidades queatualmente cercam o superdotado e sobre a perspectiva inclusiva, educacional e social do superdotado no Distrito Federal.
Os objetivos que nortearam este estudo, portanto, consistem na investigação dos mitos e crenças que cercam o superdotado, no conhecimento da realidade do processo educacional, considerando a perspectiva inclusiva e social na educação do Distrito Federal. Para talempreendimento buscamos referenciais descritivos a cerca de questões sobre altas habilidades, tais como: conceituação; amparo legal; características educacionais e psicológicas (comportamentais afetivas e sociais) do superdotado; a relação educando e educador.











Capítulo I – Conceituação sobre Superdotação.


Nas últimas décadas o interesse pela pesquisa e o estudo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projetos para alunos com Altas Habilidades
  • Educação especial: altas habilidades
  • A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA NA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
  • Relatório sobre alunos com altas habilidades
  • Proposta de intervenção
  • PERFIL DO PROFESSOR FRENTE AS ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO DOS ALUNOS
  • O atendimento aos alunos com altas habilidades no municipio de Abaetetuba
  • Processo de inclusão de alunos com altas habilidades e superdotação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!