Educação da Criança de 0 a 5 anos

Páginas: 6 (1288 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 5 ANOS
ENSINO, EDUCAÇÃO E LUDICIDADE









































EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 5 ANOS
ENSINO, EDUCAÇÃO E LUDICIDADE








Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Educação da Criança de 0 a 5 anos, Ludicidade eEducação, Organização e Didática na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita e Ensino e Alfabetização I.

Orientador: Prof. Rosely Montagnini, Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Boas e Raquel Franco.

Tutora Eletrônica: Sara Pimenta Lima Palhares
Tutora de sala: Sandra Raquel













Uberlândia
2012


1 INTRODUÇÃO
A partir dasdisciplinas de Educação Infantil de 0 a 5 anos, Ludicidade e Educação, Organização e Didática na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita e Ensino e Alfabetização I, este trabalho visa mostrar algumas questões sobre a necessidade de fazer da pré-escola um ambiente alfabetizador e construtor da autonomia da criança, indo contrária às creches de caráter assistencialista e filantrópico,vistas somente como um local onde as crianças pudessem ser cuidadas na ausência da mãe trabalhadora.

A Educação Infantil nos dias atuais em nada pode ser comparada à da Antiguidade, em que não eram levadas em consideração as necessidades educacionais das crianças menores de 6 anos. Até a bem pouco tempo predominavam nas creches as características filantrópicas e assistencialistas, taiscaracterísticas ainda existem em muitas creches. Há creches que apenas cuidam das crianças, bem como há aquelas com objetivos educacionais, onde há a integração entre os cuidados, as brincadeiras e a aprendizagem. É importante aproveitar cada momento para ampliar o conhecimento das crianças desde a mais tenra idade. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, permitam que a criançaexperimente o alimento com a mão, e comece aos poucos a utilizar os talheres sozinha, pois a construção da independência é tão importante quanto os nutrientes que ela precisa ingerir(BRASIL, 1998).
São nestes momentos que a criança desenvolverá capacidades tais quais: desenvolvimento emocional e construção da autonomia. Pois persistidos esses incentivos, haverá o amadurecimento motor da criança,de acordo com sua faixa etária.
O ato de cuidar e educar deve abranger todas as atividades realizadas com as crianças, seja durante a alimentação, higiene pessoal, banho, ou mesmo o sono. O aluno deve ser visto como sujeito ativo no processo de aprender. Sendo assim, o educador torna-se complementador do trabalho da família no que diz respeito ao desenvolvimento e à aprendizagem.
Devido a estaperspectiva, há a necessidade da formação dos profissionais da Educação Infantil possibilitar ao educador contruir sua autonomia intelectual para refletir sobre suas práticas psicopedagógicas.
A organização deste trabalho psicopedagógico deve ser considerada no cotidiano cuidar/educardas creches. O planejamento de ensino impulsiona o aprendizado. Dessa forma, devem ser levados em consideraçãotodos as reflexões sobre a realidade da comunidade em que será realizado o trabalho. É importante conhecer bem antes de partir para a ação. Para planejar precisamos levar em conta algumas etapas: conhecimento da realidade; delimitação dos objetivos de ensino; seleção dos conteúdos; metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem.
Ao aplicar o conteúdo planejado, há a necessidade de avaliar oaprendizado. Mas, ao contrário do Ensino Fundamental, que visa um produto final, na Educação Infantil essa avaliação é diagnótica, processual, acontece no dia a dia, avalia-se para documentar um processo vivenciado pela criança, buscando prepará-la para o processo de alfabetização.
A escolha do método para a alfabetização levam pais e especialistas a debaterem sobre o mais eficaz, visando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação de crianças de 0 a 5 anos
  • A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 5 ANOS
  • Observação de crianca 0-5 anos
  • Educação de criança de 0 a 05 anos
  • Educação infantil 0- a 5 anos
  • Educação infantil de 0 a 5 anos
  • Educação de criança de 0 a5 anos
  • Educação da crianças de 0 a 2 anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!