Educação corporativa

Páginas: 10 (2295 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2012
O PREÇO DA GLOBALIZAÇÃO
Nesta virada de milênio, estamos presenciando um ritmo de mudanças em nível de abrangência jamais experimentado pela humanidade. Sejam políticas, sociais, econômicas ou tecnológicas, tais mudanças estão nos conduzindo a uma outra era, que anseia por novos paradigmas, objetivando o aprimoramento da espécie humana através do auto conhecimento e do questionamento do seupapel no planeta.
A globalização da economia, que vem derrubando e enrijecendo barreiras alfandegárias, estabelece novos padrões de competitividade para as empresas, determinando como principais diferenciais, o conhecimento e a competência na sua aplicação.
É dentro deste cenário conturbado, que uma variedade de tecnologias gerenciais vão sendo criadas e implantadas nas empresas, conduzindosucessos e fracassos, sendo estes, causados muitas vezes por falta de uma visão sistêmica que englobe a administração estratégica, a administração de recursos humanos e essas tecnologias.
A globalização é um processo irreversível, quem não conseguir acompanhar esse processo de desenvolvimento acelerado, vai ter dificuldades de se adaptar aos novos rumos econômicos e a nova (des)ordem mundial.
Asmudanças sempre existiram deste o inicio do mundo, mais atualmente de forma mais constante e com uma velocidade cada vez maior. Devemos estar preparados e atentos para esse momento, que está alterando de forma significativa o pensamento de todas as pessoas em relação ao presente e ao futuro, nessa era onde a dinâmica das mudanças assusta o ser humano e fazem parte do nosso cotidiano.
Nesse cenárioglobalizado, com dólar subindo, guerra do golfo, terror, falta de petróleo, eleições, mudanças de governantes, fenômenos climáticos, falta de reformas estruturais, entre outros eventos, as empresas e pessoas, precisam ajustar-se rapidamente para não serem engolidas pelos concorrentes mais bem informadas e todos precisam estar conectados a essa realidade.
Em meio a essa turbulência estão as pessoas,bombardeadas por informações cada vez mais pessimistas em relação a sua existência nesse mundo globalizado, divulgadas a todo o momento, quer pelos meios de comunicação ou mesmo pelo seu semelhante.
Também vivemos um processo de transição de modelos administrativos em muitas empresas, onde os "dinossauros corporativos", burocráticos, pesados, extremamente hierarquizados, estão dando lugar a ummodelo mais moderno de administração, mais ágil, rápido e flexível, com poucos níveis hierárquicos, focado no resultado, com revisão permanente nos processos e com melhorias continuas.
Bem ou mal, muitas empresas passaram por processos de reengenharia, qualidade total, entre outros modelos, com redução de recursos humanos e com valor agregado altíssimo de tecnologia inserida no meio.
A força dotrabalho braçal, deu lugar ao trabalho intelectual, colaboradores multifuncionais e proativos são requisitados e preservados nas organizações, para manutenção e sobrevivência das empresas.
Novos paradigmas surgiram nesse cenário globalizado, a pouca competitividade foi substituída por competição global, estabilidade pela mudança, previsibilidade pela incerteza, individualismo pela parceria, rigidezhierárquica pela flexibilidade, crescimento da população pela diminuição da população, segurança no emprego pela empregabilidade, diploma pela educação continuada, entre outros paradigmas.
O conhecimento e a informação são moedas correntes de altíssimo valor, porém só possuí-las não basta, é preciso saber utilizá-las, por em prática, pois só assim as soluções aparecem. Para isso as empresasprecisam criar programas de treinamentos eficazes para seus colaboradores, com o propósito de gerar qualificação, focada para otimizar os recursos necessários à gestão dos negócios e motivar o ser infeliz com o processo de globalização.
O mundo não pertence só a tecnologia, mais também as pessoas, aos animais, as plantas, as futuras gerações que deverão perpetuar a nossa espécie e esse pensamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO CORPORATIVA
  • Educação Corporativa
  • EDUCAÇÃO CORPORATIVA
  • Educação corporativa
  • educacao corporativa
  • Educação corporativa
  • Educação corporativa
  • educação corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!