educação comparada

Páginas: 23 (5712 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014

MÓDULO:
EDUCAÇÃO COMPARADA – 50h




O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto noCódigo Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO COMPARADA


 Questões obrigatórias para o dossiê

Com base em suas leituras e no texto da autora Martha Marcondes (2005), “Educação Comparada:perspectivas teóricas e investigações”, disponível em http://www.redalyc.org/pdf/715/71570107.pdf (Anexo 01), responda as questões 1 a 3:

1. Conceitue educação comparada e explique sua importância para o sistema educacional.
Significa aproximar, para achar suas semelhanças e diferenças entre duas ou mais educação que são comparadas em vários países, identificando o que da certo ou errado emdeterminada nação, estado ou cidade, para que possa melhora a educação do seu próprio lugar onde mora.
A educação comparada é um terreno fértil e com amplas perspectivas pela sua potencialidade, que pode ser verificada em várias subáreas das ciências humanas e das ciências sociais. Trata-se de um espaço de construção do conhecimento situado nas fronteiras da elaboração desse saber que énecessariamente interdisciplinar

2. Faça uma síntese da origem dos estudos da educação comparada a partir da obra de Marc-Antoine Julien.



Enunciada nos princípios de Oitocentos por Marc-Antoine Jullien, a Educação Comparada só começou a ganhar dignidade acadêmica no século XX. A expansão da Educação Comparada não ocorre sob o signo da uniformidade das abordagens. Mas se alguns têmvisto nesta situação uma dificuldade de afirmação científica, preferimos compreendê-la como a resposta possível ao momento histórico que descobriu a incapacidade da ciência da explicação única em explicar a complexidade do mundo. Tendemos a considerar que uma abordagem sócio dinâmica da Educação Comparada pode consumar uma síntese de contributos anteriores e dar sentido aos processos educacionais,elucidando, nomeadamente, sobre as relações espaciais, as interdependências com outros sectores da sociedade, a situação e as implicações da evolução histórica, as possibilidades e exigências tecnológicas, a dimensão da consciência e da mobilização ideológica, cruzando dados e metodologias no propósito de, por exemplo, localizar aspectos condicionantes ou determinantes, centros e periferias, fluxosde relações ou conflitos, homogeneidades ou heterogeneidades, permanências ou mudanças, protagonismos ou resistências na tentativa de saber as razões explícitas e as implícitas das políticas, a consistência das vontades, o alcance do realizado e o significado do não cumprido

3. Que cuidados devem ser tomados quando se faz uma comparação entre um sistema educativo e outro.

Análise comparativarefere-se ao acto de comparar uma série de coisas, tais como sistemas, métodos, teorias e políticas relacionadas à educação, a fim de determinar o seu peso relativo, mérito ou valor de um em relação aos outros, o cuidado que se deve ter é quando comparado a educação olha como é a realidade da comunidade de cada um das educação, se eles tem o mesmo apoio educacional, as mesmas oportunidades, seos professores estão bem preparados e felizes com suas atividades pois tudo isso influencias em uma educação de boa qualidade, não se pode comparar uma educação de uma região vuneravel da sociedade com uma centralizada de elite, onde todos ensentivam e tem as ferramentas necessarias para um bom aprendizado.


4. Qual é o papel da educação comparada nesta era de globalização, em referência aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educaçao comparada
  • educação comparada
  • Trabalho Educacao Comparada
  • educação comparada: Brasil e Paraguai
  • Educação comparada: brasil e paraguai
  • trabalho de educação comparada
  • Educação Comparada
  • O papel da educação brasileira comparada à educação ateniense

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!