Educação como prática de liberdade

Páginas: 4 (755 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Livro: Educação como Prática de Liberdade, Paulo Freire.
Texto: Educação e conscientização (p.109 a 130)
A urgência dos problemas de organização e de coordenação deste movimento de democratizaçãoda cultura deixou a Paulo Freire menos tempo do que ele teria desejado para a elaboração teórica. Havia que aproveitar as possibilidades institucionais abertas à mobilização popular para atacar defrente a meta da alfabetização, visto que eram altos os índices de analfabetos, o que se junta a inadequação da educação.
Uma pedagogia da liberdade, como a que Paulo Freire nos propõe, tem suasexigências e a primeira delas é exatamente o reconhecimento dos privilégios da prática. E este é particularmente o caso quando a própria elaboração teórica, em sua abertura à história, ilumina a urgência daalfabetização e da conscientização das massas neste país em que os analfabetos constituem a metade da população e são a maioria pobres, num sistema social marcado pela desigualdade e pela opressão.
Hámais de quinze anos estava acumulando experiências no campo da educação de adultos, em áreas proletárias e sub-proletárias, urbanas e rurais. Experimentaram métodos, técnicas, processos decomunicação, superaram procedimentos, acreditaram sempre na troca entre os envolvidos e não apenas na transmissão do conhecimento (depósito). A prática educativa deve-se encontrar em constante reformulação edesenvolvimento.
No movimento brasileiro de educação popular sobretudo, interessam as implicações sociais e políticas, que vão além do campo pedagógico. Nesta pedagogia dá-se ênfase a visão da liberdade,que dá sentido a prática educativa que só pode alcançar efetividade e eficácia na medida da participação livre e crítica dos educandos.
Este é um dos princípios essenciais para a estruturação docírculo de cultura, unidade de ensino que substitui a “escola”, o coordenador de debates no lugar do professor, o diálogo no lugar da aula discursiva, o participante de grupo no lugar do aluno...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação como prática da liberdade
  • A educacao como pratica da liberdade
  • Educacao como pratica da liberdade
  • Educação como prática da liberdade
  • Educação como prática da liberdade
  • Educação como prática da liberdade
  • resenha
  • A EDUCAÇÃO COMO PRATICA DE LIBERDADE.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!