EDUCAÇÃO COMO AQUISIÇÃO DE NOVOS COMPORTAMENTOS, TEORIA DA GESTALT, FREUD, PIAGET, VYGOTSKY, WALLON

Páginas: 16 (3898 palavras) Publicado: 5 de abril de 2014
Etapa 1: Aula-tema: Educação como aquisição de novos comportamentos, Teoria da Gestalt, Freud, Piaget, Vygotsky, Wallon.

Teoria da Gestalt
Caracteriza-se por uma teoria que veio de uma escola de pensamento que é a psicologia da Gestalt. Essa escola estuda como os seres percebem as coisas e como o campo perceptivo se organiza. Assim, esse movimento visa buscar respostas científicas para osquestionamentos sobre o processo de conhecimento e, ao mesmo tempo, oferecer uma reação às teorias de condicionamento, analisando os efeitos da percepção.
Essa psicologia entende que os fenômenos psicológicos, físicos, biológicos e simbólicos compõem um conjunto autônomo, indivisível e articulado na sua configuração, organização e lei interna. Ao descobrirmos um estímulo físico, tentamoscompreendê-lo por meio de uma disposição perceptual. Essa disposição pode ocorrer de diferentes maneiras, todavia, apenas uma disposição aparecerá de cada vez.
Por volta de 1870, alguns estudiosos alemães começaram a pesquisar a percepção humana, principalmente a visão. Para alcançar este fim, eles se valiam especialmente de obras de arte, ao tentar compreender como se atingia certos efeitos pictóricos.Estas pesquisas deram origem à Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma. Seus mais famosos praticantes foram Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer, que desenvolveram as Leis da Gestalt, válidas até os nossos dias. Com seu desenvolvimento teórico, a Gestalt ampliou seu leque de atuação e transformou-se em uma sólida linha filosófica.
Esta doutrina traz em si a concepção de que não sepode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto. Este tem suas próprias leis, que coordenam seus elementos. Só assim o cérebro percebe, interpreta e incorpora uma imagem ou uma ideia. Segundo o psicólogo austríaco Christian Von Ehrenfels, que em 1890 lançou as sementes das futuras pesquisas sobre a Psicologia da Gestalt, há duas características da forma – assensíveis, inerentes ao objeto, e a formais, que incluem as nossas impressões sobre a matéria, que se impregna de nossos ideais e de nossas visões de mundo. A união destas sensações gera a percepção. É muito importante nesta teoria a ideia de que o conjunto é mais que a soma dos seus elementos; assim deve-se imaginar que um terceiro fator é gerado nesta síntese.
O russo Hilarion Petzold, radicado naAlemanha, foi o primeiro a apresentar esta possibilidade na área educacional. Em 1977, ele cria a Gestaltpedagogia, uma transferência dos princípios terapêuticos da filosofia da Gestalt para o contexto da educação, com o objetivo de resolver os principais problemas pedagógicos da atualidade.
Mais de 50 anos depois da criação da Gestalt Terapia, estes princípios filosóficos conquistaram seu lugar nopanorama psicoterapêutico, bem como na educação e na área de Recursos Humanos das empresas.
Na Gestalt, o ensino é centrado no aluno e o educador tem como função dar assistência ao educando de forma a não transmitir o conhecimento, cabendo aqui o papel do tutor/monitor na modalidade de EAD, os quais devem ser facilitadores da aprendizagem, consistindo na compreensão, aceitação e confiança em relaçãoao aluno. Necessita aceitar o aluno como ele é.
A intervenção do educador deverá ser a mínima possível, devendo criar um clima favorável à aprendizagem. O conteúdo não deve ser repassado, uma vez que ele é adquirido da experiência vivida do aluno. Enfim, o intuito das afirmativas evidenciadas nesse módulo foi demonstrar a importância e a junção das teorias da aprendizagem, em razão de todasexercerem papel relevante, tanto no ensino convencional (presencial) como no ensino a distância, sendo conceitos importantes no trabalho pedagógico.
Teoria da Psicanálise
A psicanálise é constituída de duas partes: As teorias sobre o funcionamento humano em termos psicológicos, e as técnicas de tratamento. Da mesma forma que a anatomia e a fisiologia, conhecimentos fundamentais, dão uma base...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TEORIAS BEHAVIORISMO, GESTALT, PIAGET, VYGOTSKY, WALLON e PSICANÁLISE
  • Um novo olhar, Piaget, Vygotsky, Wallon, Teorias Psicogenéticas
  • Contribuições à educação das teorias de vygotsky, piaget, wallon e ausubel
  • Contribuições à educação das teorias de vygotsky, piaget, wallon e ausubel
  • Educação como aquisição de novos comportamentos
  • Panorama da contribuição de teóricos pertinentes à educação: freud, piaget, wallon e vygotsky
  • Contribuições de alguns teóricos clássicos da psicologia da educação, destacando as três principais teorias dos...
  • Estudando e compreendendo as emoções e as teorias de piaget, vygotsky e wallon e suas contribuições na psicologia da...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!