Educação Cognitivista

Páginas: 8 (1982 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
Curso de Enfermagem
Unidade de Aprendizagem: Processo de Educação em Saúde e as Abordagens Pedagógicas
Professora: Clarice de Souza Duarte
Alunas: Cristina Michels
Concepção de Educação Cognitivista

A Teoria Cognitivista, teve como um dos maiores percursores o suíço Jean Piaget (1896 – 1980), titulado Doutor em Ciências Naturais,epistemólogo e psicólogo, dedicou sua vida a elaboração de uma teoria geral do desenvolvimento da inteligência lógica, sua obra continua sendo, ainda hoje, uma referencia obrigatória para as pesquisas contemporâneas da psicologia da criança. (Foulin, Jean-Noel, 2.000)

Características gerais: Uma abordagem cognitivista é prodominantemente interacionista, pois consideramos as formas pelas quais aspessoas lidam com os estímulos ambientais, organizam dados, sentem e resolvem problemas, adquirem conceitos e empregam símbolos verbais. (Mizukami, 1986)
Piaget tenta mostrar ao longo de toda sua obra, que o saber constitui a base da adaptação do indivíduo ao mundo, sendo a inteligência a forma mais elaborada desta adaptação. (Foulin, Jean-Noel, 2.000)
Mas o que é cognição?
É o ato ou processode conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento, linguagem e ação.

Muitos psicólogos incluindo Piaget tiveram a certeza que a construção do ser humano é um processo que vai acontecendo ao longo da vida das crianças. Destacamos que as pesquisas feitas por Piaget foi realizada por meio de observação de seus filhos, ele anotava o crescimento dia adia. De acordo com esta teoria, o desenvolvimento cognitivo humano é dividido em 4 estágios:
- Sensorial-motor (0 - 2 anos)
O bebê o explora, percebe suas diversas partes, experimenta emoções diferentes, formando a base do seu autoconceito. Ao longo desta etapa, a criança irá elaborar a sua organização psicológica básica, seja no aspecto motor, no perceptivo, no afetivo, no social e nointelectual. Para Piaget nesse periodo há existência de inteligência antes da linguagem
- Pré-operações (2 – 7 anos)
O período pré – operatório abrange a idade de 2 a 7 anos e é dividido em dois períodos: o da Inteligência Simbólica (dos 2 aos 4 anos) e o período Intuitivo (dos 4 aos 7 anos)
Operações concretas (7 - 11 anos)
O individuo consolida as conservações de número, substancia, volume epeso. Desenvolve também noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade. Organiza então o mundo de maneira lógica e operatória. É capaz de estabelecer compromissos, compreende as regras podendo ser fiel a elas.
- Operações formais (11 – 15 anos)
No período formal as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento, e tornam-se aptas a aplicar o raciocíniológico a todas as classes de problemas. Enfim, é a “abertura para todos os possíveis”.
Na concepção piagetiana, as capacidades de aprendizagem dependem do nível de desenvolvimento do indivíduo, ou seja, é o desenvolvimento cognitivo que condiciona as capacidades de aprendizagem
Para Piaget, a aprendizagem é um processo que começa no nascimento e acaba na morte. A aprendizagem dá-se através doequilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação. O comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Esta teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situaçõesnovas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo.

Fontana, 1997
Abordagem Pedagógica Cognitivista
A abordagem pedagógica cognitivista, investiga os caminhos percorridos pela inteligência (cognição) no processo de construção do conhecimento. As teorias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comparativo sobre as características das concepções de educação a partir das abordagens Tradicional; Tecnicista e...
  • Pedagogia cognitivista
  • ABORDAGEM COGNITIVISTA
  • Abordagem cognitivista
  • Teorias Cognitivistas
  • Abordagem cognitivista
  • Abordagem cognitivista
  • Visoes Cognitivistas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!