Educação cidadania e saúde infantil

Páginas: 5 (1215 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Educação, cidadania e saúde infantil - Uma interrelação


DANDO CONTINUIDADE AO APROFUNDAMENTO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO, CIDADANIA E SAÚDE INFANTIL, DO PROFESSOR FÁBIO, FAREMOS UMA LEITURA DE DOIS ARTIGOS RELACIONADOS AO TEMA. LOGO EM SEGUIDA, ATRAVÉS DESTAS LEITURAS, DAREMOS INICIO AO TEXTO, LEVANDO EM CONTA TODO O TRABALHO FEITO NESTA DISCIPLINA, BEM COMO VEREMOS A INTERRELAÇÃOENTRE EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA, COMO PROPOSTO PELO PROFESSOR.


As mudanças econômicas, políticas, sociais, culturais e tecnológicas produziram, nos últimos tempos, alterações significativas no comportamento das pessoas. Desta forma, a escola como Instituição está sendo desafiada a lidar com estas mudanças, tanto no que tange às tecnologias quanto ao próprio ser humano, comreflexos na saúde psicológica dos educandos. A importância de tais reflexos deve levar este tema a ser debatido em sala de aula.
Analisando a questão da saúde psicológica dos educandos, somos levados a abordar o tema “elogios em excesso”, considerando ainda o processo de barganha desencadeado pelos elogios inoportunos. Daí passamos sem muito esforço ao pensamento de Karl Marx e Engels, emseu livro “O Capital”, referindo-se ao salário. Costa também diz:
O operário, como vimos, é aquele que, nada possuindo, é obrigado a sobreviver da venda de sua força de trabalho. No capialismo, a força de trabalho se torna uma mercadoria, algo útil que se pode comprar e vender. Surge assim um contrato entre o capitalista e operário, mediante o qual o primeiro compra ou “alugapor um certo tempo” a força de trabalho e, em troca, paga ao operário uma quantia em dinheiro, o salário. (COSTA, 1993, p. 76.)


Vemos hoje em dia muitas familias e escolas transformando a educação de seus filhos e alunos em um grande processo de barganha, onde “se você fizer isto tem isto”, “se você agir assim tem mais isto”. Deste modo a criança começa (inconscientemente) aver que ela possui uma força de trabalho e o salário é o premio para se fazer algo.
Daí se originam elogios[1] em excessos por um lado e na outra ponta a punição[2] em excesso. A criança cresce aprendendo a jogar. Será que é esta a sociedade que queremos para nós e para as crianças? Precisamos de uma geração que barganha tudo, até um carinho, até a palavra “amigo”? As criançassubmetidas a esse “jogo” se tornarão cidadãos melhores (ou simplesmente poderão se tornar cidadãos)?. Com o passar do tempo os relacionamentos vão se tornando frágeis e instaveis, a saúde física e mental corre riscos. Mesmo com todo o aparato tecnológico e demais conquistas de nossa sociedade não conseguimos alcançar o esclarecimento necessário sobre isto. Kant diz:


Esclarecimento[Aufklärung] é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem de fazeruso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. (KANT, 2009, ateus net).


Libertar o homem, ou melhor, toda uma sociedade desta menoridade e buscar o esclarecimento são desafios de todos – Escola, Sociedade e Estado - bem como das familias, que sabemos não serem as mesmas de outrora. Podemos concluir, portanto, que a Educação não pode nem deve se preocupar apenascom os aspectos cognitivos, mas com a formação da criança como um todo, inclusive quanto ao seu aspecto físico e mental (saúde) e à sua inserção na Sociedade (cidadania). Fazer essa intersecção é o nosso papel.






























REFERÊCiAS

Andrade, Fábio Goulart de; Espolador, Rita de Cássia Resquetti Tarifa. Educação, cidadania e sáude infantil....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO, CIDADANIA E SAUDE INFANTIL
  • Trabalho de educação, cidadania e saúde infantil
  • Educação e saúde infantil
  • Cidadania e meio ambiente na educação infantil
  • O USO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
  • Saude e cidadania
  • Saude e Cidadania
  • Cidadania e saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!