Educação Brasileira

Páginas: 16 (3988 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
ESCOLA ESTADUAL JOÃO HEMETRIO DE MENESES
CURSO DE MAGISTERIO










A EDUCAÇÃO BRASILEIRA











Belo Oriente
2014

Introdução
A educação brasileira é marcada por uma crescente preocupação em identificar as causas do baixo desempenho no aprendizado da leitura e da escrita, observados no Ensino Fundamental e evidenciados em estatísticas governamentais, como arealizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) (MEC, 2007).
Esta pesquisa tem como objetivo contribuir com a discussão sobre a educação no País, a partir da seleção e análise de alguns indicadores. O presente trabalho vem da ênfase nas dificuldades e desafios enfrentados pela educação brasileira e as leis que a protege e defende, as melhorias que poderia ser feito paramelhorar a educação brasileira.
















A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Segundo apurado no Censo Demográfico-2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de crianças e jovens de 0 a 24 anos soma um total de 77.455.114 pessoas, que corresponde a 40,6% da população brasileira. A Tabela 3 mostra o número total de crianças e jovens na populaçãobrasileira, de acordo com a faixa etária e nível/etapa educacional correspondente. Também mostra que, no caso brasileiro, ainda não há uma relação linear entre número da população de crianças e jovens nas idades próprias e a efetivamente matriculada no nível/etapa correspondente à faixa etária.
A garantia do direito à educação de qualidade é um princípio fundamental para as políticas e gestãoda educação, seus processos de organização e regulação, assim como para o exercício da cidadania. A despeito dos avanços nas políticas e gestão da educação nacional, o panorama brasileiro é marcado por desigualdades regionais no acesso e permanência de estudantes à educação, requerendo mais organicidade das políticas educacionais, por meio da construção do Sistema Nacional de Educação (SNE) e doPNEcomo políticas de Estado.
O PNE - de duração decenal, ao definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades e propor meios de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas - requer um amplo e articulado planejamento, incluindo construção e efetivação de planosestaduais, distrital e municipais de educação. O pacto federativo deve envolver União, estados, Distrito Federal e municípios em uma ação que seja o resultado da colaboração e coordenação entre os entes federados e diferentes esferas administrativas, em prol da garantia do direito à educação de qualidade para todos(as).Esses processos requerem a participação da sociedade brasileira, incluindo aparticipação nas conferências de educação
Em consonância com esses princípios, o PNE definiu como base para o planejamento e as políticas no Brasil as seguintes diretrizes: I - erradicação do analfabetismo; II - universalização do atendimento escolar; III - superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual. IV - melhoriada qualidade da educação; V - formação para o trabalho e para a cidadania; VI - promoção do princípio da gestão democrática da educação; VII - promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País. VIII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão dequalidade e equidade; IX - valorização dos (as) profissionais da educação; X - promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
Para garantir o direito à educação, em sintonia com diretrizes nacionais, os desafios são a melhoria do acesso, permanência e aprendizagem com qualidade, em todos os níveis, etapas e modalidades; a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação brasileira
  • educação brasileira
  • Educação Brasileira
  • A educação brasileira
  • Educação Brasileira
  • Educação Brasileira
  • Educação brasileira
  • Educacao Brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!