Educação ambiental

Páginas: 20 (4768 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
RELATÓRIO DE ESTÁGIO REALIZADO NO PARQUE MUNICIPAL VICTÓRIO SIQUIEROLI

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Técnico em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia, como requisito parcial à obtenção do título de Técnico em Meio Ambiente.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO5

2- CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 5

3- REFERENCIAL TEÓRICO 8

4- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO 11

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS13

6- REFERÊNCIAS 14

7- ANEXO 15

1- INTRODUÇÃO

O estágio foi desenvolvido no Parque Municipal Victório Siquieroli, Unidade de Conservação administradapela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uberlândia (SEMEA). Este tem por finalidade colocar em prática o aprendizado sobre o assunto que foi ensinado em aula no Curso Técnico de Meio Ambiente, na disciplina de Educação Ambiental.
Através da colaboração dos monitores que trabalham no Parque, buscamos desenvolver na prática os conceitos de Educação Ambiental, através do estímulo econscientização da preservação, proteção e respeito ao Meio Ambiente.
Passamos várias informações aos visitantes sobre o local. Dessa forma foi possível conscientizá-los um pouco mais sobre aspectos do meio ambiente em que se integram, alertando-os sobre a importância da conservação da biodiversidade, da proteção de ecossistemas e de suas funções ecológicas, dos perigos que ameaçam o equilíbrio e a manutençãodos ecossistemas existentes na região.
Iniciei o Curso Técnico em Meio ambiente em fevereiro de 2006, sendo finalizado teoricamente em junho de 2007. Somente nesse semestre foi possível realizar o estágio, que teve início em setembro e término em dezembro de 2010.
As atividades desenvolvidas no Parque baseiam-se principalmente no acompanhamento de visitas monitoradas. Essas visitas levam os alunosa conhecerem uma trilha ecológica, o Museu da Biodiversidade do Cerrado, uma Sala Verde e, sendo crianças até 10 anos de idade, divertirem-se em um parque infantil.
Esse Trabalho de Conclusão de Curso - TCC está estruturado em 07 capítulos. O primeiro trata da Introdução, o segundo da Caracterização da empresa concedente do estágio, o terceiro trata do referencial teórico, o quarto refere-se àsatividades desenvolvidas durante o estágio. Finalizando o TCC apresentamos as considerações finais, referências bibliográficas e anexos.

2- CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEA) é um setor da Prefeitura de Uberlândia que tem como atribuições desenvolver, fiscalizar, regulamentar e proteger todas as atividades relacionadas ao meio ambiente.Entre outras atividades a SEMEA administra todos os parques municipais e aprova os projetos dos novos loteamentos residenciais, contando com o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente – CODEMA, que verifica se os mesmo estão em conformidade com as leis ambientais.
O Parque localiza-se no Setor Norte da cidade, entre os bairros Residencial Gramado, Jardim América e Nossa Senhora dasGraças, cujas coordenadas geográficas são: 18º 52’ 34” S e 48º 15’ 21” W.
O Parque é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criado de acordo com as normas do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, através do Decreto nº 8166, de 05 de maio de 2000. Ocupa uma área de 237.152 m², sendo constituída da aglomeração de Áreas Verdes Institucionais, derivadas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica ambiental e educação ambiental
  • Psicologia Ambiental Educacao Ambiental
  • educação ambiental para direito ambiental
  • Direito Ambiental
  • educação ambiental
  • Educação Ambiental
  • educação ambiental
  • Educação ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!