Educação ambiental

Páginas: 13 (3227 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2011
ZILÁ MACHADO ROSA

CUIDAR DO MEIO AMBIENTE, É PRESERVAR O SER HUMANO

Projeto de intervenção pedagógica
apresentado a Profª. Nádia Jane de Souza
como requisito para a avaliação da
Disciplina Estágio Supervisionado
Em Magistério da Educação
Infantil VI, do Curso de
Pedagogia da UFPB-virtual.
Orientadora: Prof. Esther Lobo de Farias Luz

JOÃOPESSOA - 2011
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB
UFPB VIRTUAL
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL: JOÃO PESSOA – PB

ZILÁ MACHADO ROSA

CUIDAR DO MEIO AMBIENTE, É PRESERVAR O SER HUMANO

JOÃO PESSOA - 2011

INTRODUÇÃO:

O projeto será desenvolvido na sala do Jardim, na Escola Municipal Maria José de Miranda Burity, no período de 8 aulas, pois senti a necessidade de uma mudança de postura, visandoexplorar o meio em que vivemos, a preservação da natureza, a valorização da água e o respeito aos animais de todas as espécies. Vivemos em um mundo em que é preciso "cuidar" do meio ambiente, precisamos plantar a semente da conscientização desde já, para que as crianças de hoje sejam os conscientes adultos de amanhã.

3. Objetivos (Geral e específicos)

3.1- Geral:
Desenvolver na criança asensibilidade quanto ao meio ambiente, conscientizando-as acerca dos cuidados com a água, animais, plantas, ressaltando a questão da reciclagem, acima de tudo, o cuidado com o próximo, demonstrando solidariedade com aqueles que nos cerca, de forma disciplinar e vivenciada, onde a natureza deve ser compreendida como um todo dinâmico e o ser humano como parte integrante e agente de transformação domundo em que vive.

3.2- Específicos:
- Desenvolver a coordenação motora ampla e fina.
- Estimular a criatividade e imaginação dos alunos.
- Sensibilizar os alunos acerca do meio ambiente e dos cuidados que é preciso com o mesmo.
- Perceber que através do lixo, podemos reciclar e fabricar brinquedos e/ou brincadeiras infantis
- Proporcionar uma convivência saudável, amiga, criativa econstrutiva.

JUSTIFICATIVA:
Partindo do pensamento que a Educação Ambiental é um processo longo e contínuo e mudar isso não é coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea, é importante que pequenos atos, trabalhando com nossas crianças situações que possibilitem a comunidade escolar, pensar proposta de intervenção na realidade que os cerca,priorizando vivências em que a criança amplie seus conhecimentos através da busca e da descoberta, de forma prazerosa, aprendendo a ser confiante e a participar de atividades individuais e em grupo.
Um agravante à destruição do meio ambiente hoje é a pouca valorização que o ser dá ao mundo natural. Uma das explicações para isso é a crescente urbanização, que afasta o indivíduo da natureza,produzindo uma sensação de desligamento do natural. Crianças e adolescentes de centros urbanos frequentemente desconhecem a origem dos alimentos e bens de consumo, não estabelecendo nenhuma relação deles com o ambiente.
É de fundamental importância que as crianças travem contato com a natureza, despertando sentimentos e exercitando todos os sentidos. Ver e compreender a natureza como o resultado deinúmeras relações de causa e efeito pode contribuir para uma religação, um novo despertar para a valorização do todo. Quando se altera qualquer dos elementos pertencentes ao mundo natural, há uma reação em quase todo seu sistema, num processo de busca de um novo equilíbrio.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente eas demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que: A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica ambiental e educação ambiental
  • Psicologia Ambiental Educacao Ambiental
  • educação ambiental para direito ambiental
  • Direito Ambiental
  • educação ambiental
  • Educação Ambiental
  • educação ambiental
  • Educação ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!