Educação Ambiental

Páginas: 26 (6462 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
X Coloquio Internacional de Geocrítica
DIEZ AÑOS DE CAMBIOS EN EL MUNDO, EN LA GEOGRAFÍA Y EN LAS CIENCIAS SOCIALES, 1999-2008
Barcelona, 26 - 30 de mayo de 2008
Universidad de Barcelona
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MAIS UMA EXPRESSÃO DE INTERESSES?
Kenia Diógenes
Especialista em Geografia
Pós Graduação em Geografia - UNICAMP
GEOURBANA - Grupo de Estudos em Geografia Urbanakeniadiogenes@gmail.com
Cristiano Rocha
Doutorando em Geografia – Professor Estagiário do Curso de Geografia da UNICAMP
Pós Graduação em Geografia - UNICAMP
Grupo de Estudos em Geografia Urbana (GEOURBANA)
criscrisrocha@yahoo.com.br

Educação ambiental: mais uma expressão de interesses? (Resumo)
O planeta vem presenciando uma série de mudanças que afetam as vidas das pessoas e são inerentes, de uma formageral, ao modo de produção capitalista. Elas vêm sendo denominadas de crise ambiental. Como tentativa para reverter essa crise, a educação ambiental se tornou um caminho. A Educação ganhou a adjetivação de Ambiental devido a característica cartesiana de ensino de divisão dos saberes em contrapartida ao pensamento complexo. Logo, o que vem sendo chamado de “educação ambiental” mais se aproxima de umadestramento ambiental, que também é produzido dentro da ideologia capitalista. A responsabilidade da dita crise ambiental está espraiada, mas o adestramento ambiental está majoritariamente destinado à parcela da sociedade que causa menos danos ambientais. Isso é mais um reflexo das contradições que permeiam o movimento ambientalista e o sistema capitalista. Assim, observaremos aqui a EducaçãoAmbiental e a contribuição da geografia sob uma perspectiva crítica. Diante desse quadro de degradação ambiental, a educação – entendida complexamente – pode ser o caminho mais viável na busca de uma sociedade de convivência saudável com o ambiente e com maior equidade sócio-econômica.
Environmental education: new expression of interests? (Abstract)
Planet comes witnessing a series of changes thataffect the lives of the people and are inherent, in a general form, to the way of capitalist production. They come being called of "environmental crisis". As attempt to revert this crisis, the “environmental education” became a way. Education gained the “environmental” adjective of due the positivism characteristic of education and division of on the other hand knowing them to the complex thought.Soon, what it comes more being called "environment education" to approaches to an “environmental training”, that also is produced inside of the capitalist ideology. The responsibility of this crisis is spread, but the environmental training mainly is destined to the parcel of the society that cause little environmental damages. We will observe here the Ambient Education and the contribution ofgeography under a critical perspective. Ahead of environment degradation, the education - understood like complex mode - can be the way most viable in the search of a society of healthful with the environment and bigger partner-economic equity.
Key words : Environmental Education; Environmental Crisis; Environmental Training; Complexity

Historicamente, a relação da sociedade com a natureza, comoindica Foladori (2001), é uma relação técnica que consiste na utilização destes recursos para satisfazer suas necessidades, a transformação da natureza mediante o trabalho. O que vem mudando desde então com o avanço dos sistemas econômicos, intensificado no modo de produção capitalista, é a modificação das formas de uso dos recursos, a criação de novos produtos para serem consumidos pelas pessoas emais ainda a criação das necessidades desses novos produtos.
O problema, portanto, não é a utilização da natureza, visto que ela sempre houve no sentido de atender as necessidades básicas da vida. Mas a intensificação da sua transformação, ocorrendo aí uma mudança de valores que estão pautados nos interesses do modo de produção (capitalista), baseado na acumulação de capital. A acumulação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica ambiental e educação ambiental
  • Psicologia Ambiental Educacao Ambiental
  • educação ambiental para direito ambiental
  • Direito Ambiental
  • educação ambiental
  • Educação Ambiental
  • educação ambiental
  • Educação ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!