Educação ambiental

Páginas: 7 (1606 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE INDAIAL
FACULDADE METROPOLITANA DE BLUMENAU
FACULDADE DE TECNOLOGIA


Acadêmico: Aline de Souza
Código da Turma: PEDO 368
Professor Orientador: Roberto Ferreira da Rocha
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso: Pedagogia
07/07/12


Educação Ambiental


RESUMO

Diante da importância dotema é indispensável que todos possam desenvolver um olhar crítico sobre a questão tanto no ensino básico como na mídia, naturalmente temos o dever social de passar esta lição para que todos possam fazê-lo corretamente, em casa, na rua, no trabalho. Neste trabalho vamos estudar, embora rapidamente, alguns conceitos relacionados com sustentação da vida em nosso planeta, um tema que vem ganhando forçanas últimas décadas, vamos ver também o papel do professor que é levar temas relevantes para uma boa vida no planeta e na sala de aula. Através dessa visão deveremos propiciar momentos de reflexão que induzam os alunos ao enriquecimento cultural, a qualidade de vida e com equilíbrio ambiental. Entende-se que a escola também é responsável pela transformação das questões ambientais que comprometema qualidade de vida e a sustentabilidade do planeta, a inclusão da pratica ambiental e reflexão éticas sobre a manutenção da vida e a responsabilidade social com o meio ambiente.

Palavras-chave: educação, planeta, conscientização.


1- INTRODUÇÃO

A educação ambiental enquanto pratica educativa não deve resumir-se apenas em datas como o dial mundial do meio ambiente más também aodesenvolvimento de atividades de longa duração por parte da comunidade escolar atividade que realmente causar alguma correção no comportamento do ser humano e nas crianças fará germinar semente da cidadania e da responsabilidade.
A educação ambiental pode ser definida como sendo elemento dos sistemas educativos de que dispõe a sociedade para fazer com que a comunidade tome consciência do desenvolvimento ede suas implicações ambientais.

Então deverá servir não só para transmitir conhecimentos, más também desenvolver habilidades e atitudes que permitem ao aluno atuar efetivamente no processo de equilíbrio ambiental de modo a garantir a vida com suas necessidades e continuo na aprendizagem e capacitando para visão critica e a construção de um novo olhar da sociedade, das famílias, sobre o meio emque vive. é necessária uma educação que colabore nos hábitos, atitudes e valores, os quais se revertem em ações de respeito, cuidado e colaboração social com tudo o que rodeia cada cidadão.

2 -COMO NASCEU A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Durante a conferencia das nações unidas sobre o meio ambiente realizada em Estocolmo na Suecia em 1972, a sociedade tomou conhecimento dos problemas ambientais e osgovernos definiram que a saida para mudar o mundo seria a educação ambiental, porque nós afastamos da natureza.

Os processos educativos ficaram racionais e a escola descuidou do sentimento, das sensações e das relações em sala de aula, esquecendo o ar, a agua, o corpo, o bairro, o planeta, ora a educação ambiental pretendeu resolver os problemas ambientais pela formação das pessoas, é precisousar ferramentas transformadoras. Uma delas é aprendizado sequencial uma pedagogia que desenvolve a percepção dos alunos e professores, a proposta consiste em uma sequencia de atividades que devem ser aplicadas em espaços naturais, explorar a ratureza com as crianças que para eles faz sentido nessa experiencia.

O encantamento dos estudantes pelo tema vem dessa troca com professores que motiva aturma a querer aprender.

3-SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA- DEVER DE CADA UM

A educação está altamente às atitudes sociais, sendo que a escola é tida como base para formação de indivíduos conscientes e responsáveis, portanto, um aprendizado focando na educação sustentável pode gerar cidadãos preocupados com os problemas ambientais com suas devidas soluções. Más para isso é preciso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica ambiental e educação ambiental
  • Psicologia Ambiental Educacao Ambiental
  • educação ambiental para direito ambiental
  • Direito Ambiental
  • educação ambiental
  • Educação Ambiental
  • educação ambiental
  • Educação ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!