Educação Ambiental

Páginas: 29 (7078 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
1 - Analise as afirmações abaixo:

I – O conceito de Educação Ambiental é invariável, não estando sujeito a interpretações, de acordo com cada contexto.
II – Para muitos, a Educação Ambiental restringe-se em trabalhar assuntos relacionados à natureza: lixo, preservação, paisagens naturais, animais, etc. Dentro deste enfoque, a Educação Ambiental assume um caráter basicamente naturalista.
III– Atualmente, a Educação Ambiental assume um caráter mais realista, embasado na busca de um equilíbrio entre o homem e o ambiente, com vista à construção de um futuro pensado e vivido numa lógica de desenvolvimento e progresso (pensamento positivista). Neste contexto, a Educação Ambiental é ferramenta de educação para o desenvolvimento sustentável (apesar de polêmico o conceito de desenvolvimentosustentável, tendo em vista ser o próprio "desenvolvimento" o causador de tantos danos socioambientais).
Com relação às afirmações acima podemos afirmar

C - As questões II e III estão corretas


2 - Analise as afirmações abaixo:

I – Educação Ambiental foi definida como uma dimensão dada ao conteúdo e à prática da Educação, orientada para a solução dos problemas concretos do meioambiente, através de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade.
II – A definição oficial de educação ambiental, do Ministério do Meio Ambiente: “Educação ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinaçãoque os tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas ambientais presentes e futuros”.
III – O CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente – não possui uma definição especifica para a Educação Ambiental, pois não a entende como um processo de formação e informação orientado para o desenvolvimento da consciência critica sobre as questões ambientais, e de atividades quelevem à participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental.
Com relação às afirmações acima podemos afirmar:

A - As questões I e II estão corretas


3 - Analise as afirmações abaixo:

I – A educação ambiental na vertente ecológico-preservacionista – A Relação Ser Humano e Natureza se caracteriza: a) - Separa “mundo construído” do “mundo natural”; b) - A Natureza é tudo oque está “fora”, não inclui o homem, esquecendo que ele também é uma espécie biológica cujo processo adaptativo requer a transformação do ecossistema; c) - Idealiza e atribui valores estéticos e éticos a uma “Natureza virgem” não violada pelo homem e pela história; d) - Oculta os conflitos surgidos pelas modalidades de uso dos recursos naturais determinados pelo estilo dominante que nega à grandemaioria da população acesso aos recursos; e) - Postula a paralisação do desenvolvimento, a manutenção do status que e uma visão catastrófica em relação aos problemas ambientais; f) - Conduz muitas vezes a visões místicas da relação, nas quais a concepção “holística” e “planetária” dos problemas oculta as injustiças sociais e econômicas impostas; g) - O homem é uma entidade abstrata que se distanciada “natureza” também ente abstrato que é culpado de sua destruição; h) - “Valorização do ser mais do que do ter. Abandono da economia produtiva relacionada com o ter e prioridade para a economia relacionada com o modo de vida do ser”; i) - Procura de uma harmonia universal; j) - A natureza é concebida como valor supremo
II – A educação ambiental na vertente ecológico-preservacionista – OConhecimento se caracteriza: a) - A essência do pensamento ecologista é ser um pensamento de amor e de aliança. De amor e de aliança entre os seres humanos; e de amor e aliança entre os homens e a natureza; b) - Não existe uma teoria de conhecimento explícita. Privilegia o conhecimento originário da experiência; c) - Visão imediatista, supostamente “holística”, na qual com uma equívoca consideração da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica ambiental e educação ambiental
  • Psicologia Ambiental Educacao Ambiental
  • educação ambiental para direito ambiental
  • Direito Ambiental
  • educação ambiental
  • Educação Ambiental
  • educação ambiental
  • Educação ambiental

OUTROS TRABALHOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!