Educação ambiental

Páginas: 8 (1904 palavras) Publicado: 21 de abril de 2011
HISTÓRICO
Os primeiros movimentos que evidenciaram uma preocupação com o meio ambiente surgiram a partir da década de 50. Sendo que em 1947 é fundada a UINC (União Internacional para Conservação da Natureza) na Suíça.
A partir daí começaram a surgir manifestações para o desenvolvimento de uma consciência mundial, em 1968 foi criado o Clube de Roma que reuniu cerca de trinta indivíduos,representante de 10 Países. Os quais discutiram assuntos ambientais,na tentativa de buscarem uma solução para crise ambiental que vivenciaram,evidenciando uma forte preocupação com o futuro da humanidade.
Após a criação do Clube de Roma, foi realizada a conferência das Nações Unidas para defesa do meio ambiente humano em 05 de junho de 1972, data que ficou marcada como dia mundial do meio ambiente e daecologia.
Vale ressaltar que, a educação ambiental começa a se fortalecer, ganhando maior importância somente em 1977, com a conferência de Tbilisi ocorrida na Geórgia. Foi o ponto culminante da primeira fase do programa Internacional de Educação Ambiental, iniciado em 1975. Definiu-se os objetivos, as características da E A, as estratégias pertinentes no plano Nacional e Internacional. No Brasil,o Conselho Federal de Educação tornou obigatória à disciplina Ciências Ambientais em cursos universitários de Engenharia. Em 1979 aconteceu o Seminário de EA para a América Latina realizada pela UNESCO e PNUMA na Costa Rica. O Departamento do Ensino Médio/MEC e CETESB publicam o documento “Ecologia uma proposta para o Ensino de 1º e 2º graus.
O parecer 819/85 do MEC reforça a necessidade dainclusão de conteúdos ecológicos ao longo do processo de formação do ensino de 1º e 2ºgraus, integrados a todas as áreas do conhecimento de forma sistematizada e progressiva. A Constituíção de 1988 dedica o Capítulo VI ao Meio Ambiente e no Art.225,Inciso VI,determina ao “... Poder Público,promover a EA em todos os níveis de ensino...”.Realizado o primeiro Congresso Brasileiro de EA no Rio Grande doSul.Na década de 90 o MEC através da Portaria 678/91,determina que a educação escolar deveria contemplar a EA permeando todo o currículo dos diferentes níveis e modalidade de ensino.Com a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento,Rio-92.O MEC promoveu um workshop com objetivo de socializar os resultados das experiências Nacionais e Internacionais de EA,do encontro resultou a Agenda21.
De acordo com a Lei 9795 de 27 de Abril de 1999 que institui a Política Nacional de Educação Ambiental. O MEC propoe o programa de PCNs emm ação atendendo as solicitações dos Estados, Meio Ambiente um dos temas Transversais.

Agenda 21
Vem com a preocupação a questões relacionadas ao consumo e políticas públicas nacionais para a mudança em modelos sustentáveis de consumo, instrumentoseconômicos e quanto às tecnologias, os países desenvolvidos deveriam manter padrões sustentáveis de consumo. Na possibilidade dos países em desenvolvimento evitem a poluição perigosa, portanto é preciso ter tecnologias ambientavelmente saudável, incentivando novas fontes de energia.
Quanto ao destino do lixo sólido vale enfatizar que é necessário que haja uma redução do lixo, através de programas,pesquisas em tecnologias limpas. Essas medidas são de extrema importância para proteger a saúde do ser humano e do meio ambiente.
A Agenda 21adota propostas de áreas-programas para administração do lixo sólido.

* Redução do lixo: é necessário que os países estabeleçam objetivos para reduzir o lixo de forma a influenciar padrões de produção e consumo. A capaciadade de monitorar e compreender ociclo do lixo deve ser desenvolvido;
* Uso repetido e reciclagem: serão necessáriso incentivos econômicos, mercadológicos e legais para apoiar a reciclagem, eo uso repetido desenvolver programas baseados nas comunidades e moradias individuais;
Tratamento e despejo ambientalmente saudável: devem ser determinados padrões internacionais para tratamento e despejo de lixo de forma sustentável....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica ambiental e educação ambiental
  • Psicologia Ambiental Educacao Ambiental
  • educação ambiental para direito ambiental
  • Direito Ambiental
  • educação ambiental
  • Educação Ambiental
  • educação ambiental
  • Educação ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!