Educação ambiental e as problematizações ambientais: como abordar esses temas na escola

Páginas: 29 (7020 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2012
RESUMO
Atualmente quando se fala em meio ambiente não se pode deixar de mencionar todas as catástrofes climáticas que vem assolando o nosso planeta. E é por este motivo que quero ressaltar a importância da conscientização e da educação ambiental nas escolas, pois acredito que o futuro do planeta depende das atitudes de conservação, das condutas éticas, da sensibilização, da responsabilidade eda cidadania. A educação ambiental é um problema sócio-político que merece muita relevância nos dias de hoje, pois este tema ainda traz muitas questões a serem discutidas, principalmente nas escolas. Abordar a educação ambiental com as crianças é um grande passo para darmos início a redução dos problemas ambientais e promover a sustentabilidade das novas gerações. Criar atitudes de conservação econscientização, incentivar novos hábitos e promover o espírito crítico sobre a importância do meio ambiente são os principais objetivos a serem despertados nos alunos, pois a educação para uma vida sustentável deve começar já na educação infantil. Minha proposta nesse trabalho é de sensibilizar as crianças para a necessidade de incorporar no cotidiano, atitudes de preservação dos recursos naturais,sendo estes os mais importantes e necessários ao homem, permitindo, desta forma, que os alunos ampliem seus horizontes e se apropriem da função de agente modificador e transformador do ambiente.
Palavras-Chave: Conscientização; Meio Ambiente; Educação Ambiental.

SUMÁRIO

Introdução
O que é Educação Ambiental?
Metas da Educação Ambiental
Problematizações Ambientais
Projeto “Amazônia”Considerações finais
Referências 09
14
18
31
33
35
40
















Introdução

Não se pode falar em Educação Ambiental, na conscientização sobre a natureza e no papel da escola no processo de sensibilização das crianças sobre o ambiente em que vivemos se não tivermos em nossa mente ou não compreendermos a importância do meio ambiente em nossas vidas.
Quando falamosem meio ambiente não nos damos conta de reconhecer o valor e a importância que a natureza representa na vida de cada cidadão ou até mesmo de uma determinada sociedade. Um ambiente ecologicamente equilibrado requer ar puro, águas limpas, flora e fauna preservadas e alimentos saudáveis.
Nossa noção de meio ambiente nos faz pensar que ele está relacionado às plantas, animais, a poluição, rios, enfimcom a natureza, mas o conceito de meio ambiente é muito mais amplo e complexo do que se imagina. A Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981 define o meio Ambiente como “conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas". O meio ambiente não deve ser visto e entendido apenas como um pedaço de terra,mas deve ser considerado um espaço de interação do homem com todas as espécies e elementos vivos e não vivos.
Quando me inscrevi na disciplina TCC, fui imaginando um tema que estivesse haver comigo ou simplesmente que fosse capaz de me estimular e aprimorar meus conhecimentos. Fui orientada a elaborar o meu TCC a partir de uma experiência de sala de aula, mas como não atuo como professora, escrevio meu TCC baseando-me em uma experiência como estagiária.
Durante as minhas experiências como estagiária algo vinha me chamando a atenção em relação a algumas atitudes e hábitos que os alunos se propunhavam a fazer. Em 2009 quando estagiava na Escola Municipal Antonio Russier, em uma turma do 4º ano de escolaridade, composta por 24 alunos, percebi que as maiorias das crianças necessitavamadquirir e assimilar conhecimento sobre a Educação Ambiental, pois a maneira que agiam perante determinadas situações era absolutamente inaceitável. Alguns alunos no horário do recreio pisoteavam sobre a grama, arrancavam flores, quebravam galhos de árvores, no horário da merenda estragavam comida, deixavam a torneira da pia aberta, jogavam papéis e plásticos no chão e amassavam demasiadamente folha de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação ambiental como tema transversal
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS
  • Educação ambiental nas escolas
  • Educação ambiental no contexto escola
  • Educação ambiental nas escolas
  • Educação ambiental na escola e na comunidade
  • Educação ambiental nas escolas
  • PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!